Além da carne o preço do frango aumenta em mais de 44%,
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), ligado ao Ministério da Economia, divulgou um estudo apontando alta de mais de 44% de reajuste no preço do frango no Brasil, até setembro.
O diretor de uma empresa avícola de Mato Grosso, José Aparecido dos Santos, afirmou que o setor amargou um grande prejuízo no primeiro semestre por conta de aumentos no preço do milho e farelo de soja.
“Ano passado estava a R$ 35, hoje temos milho a até R$ 90, mais do que dobrou o preço do milho. No segundo semestre estamos tentando equiparar os preços aos nossos custos”, diz.
A expectativa, de acordo com José Aparecido, é de que o prejuízo seja recuperado com a chegada do Natal, já que muitas empresas avícolas investem em produtos natalinos.
O diretor estima que o aumento seja na faixa de 20% a mais no mercado interno a partir de agosto.
Milho
O preço do milho fechou o segundo trimestre de 2021 com alta de 11,9% frente ao primeiro trimestre deste ano, impulsionado pelos baixos estoques e pelo comprometimento de parte das lavouras, que tiveram a produtividade prejudicada pelas questões climáticas.
O consumo doméstico na safra 2020/21 deve ser impactado pela baixa esperada na oferta em decorrência da queda na produção e na produtividade do milho.
O consumo foi revisto para baixo pela Conab, mas deve ficar 3,3% acima na comparação com a safra anterior, cenário que limita não só as exportações do cereal, como também é um dos responsáveis pelo aumento dos preços do milho no Brasil. O Cepea sinaliza que há maior remuneração das vendas internas frente às exportações do produto.
Com G1 de Mato Grosso