Após confusão, vacinação de profissionais da segurança é adiada
A vacinação dos profissionais da segurança pública, que começaria nesta quinta-feira (8) em Cuiabá, foi remarcada para sexta-feira (9). Segundo os secretários de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, e o secretário chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá não entregou as doses para que fossem levadas ao Senai, onde aconteceria o início da campanha de vacinação. A ideia é que todos que seriam vacinados em dois dias recebam a dose do imunizante na sexta-feira.
A Prefeitura de Cuiabá afirmou, via nota, que não recebeu doses destinadas a este grupo e, por este motivo, não realizou a entrega . No local da vacinação, no entanto, o secretário Bustamante afirmou que não há falta de doses, mas sim do kit para aplicação, que é de responsabilidade do município, e que não foi entregue.
“O agendamento foi feito no site da Prefeitura, ela autorizou o agendamento no site. Local e pessoas”, afirmou Bustamante. “Está chegando um lote de vacinas, a gente vai pegar lá. A vacina está disponível para a Prefeitura pegar no depósito de vacinas. Só isso, tem que pegar lá”, declarou.
O secretário Mauro Carvalho afirmou que para evitar novos problemas, utilizará insumos dos hospitais estaduais, porque a Prefeitura não cumpriu com o que era combinado. “Infelizmente politizaram o salvar vidas, isso que é triste. Se tivesse cumprido aquilo que teria combinado, não teria acontecido nada disso. O cadastro foi feito na Prefeitura de Cuiabá, a Prefeitura pega e não manda para cá?”, questionou. “Agora chegou a informação de que a funcionária responsável pela retirada está de folga. Uma total falta de respeito com as pessoas que salvam as nossas vidas, que cuidam das nossas famílias”, completou Carvalho.
Para o secretário Mauro Carvalho, a questão é política. “A Sosemes, que é o Conselho Municipal Dos Secretários De Saúde, liberou para as forças de segurança, O Ministério Público Federal, fizemos um trabalho enorme, liberou, o Ministério Publico Estadual a mesma coisa, a secretaria de saúde, idêntico, as pessoas estão lá na porta da secretaria de saúde para entregar as vacinas e a vacina não chega aqui?”, questionou o secretário.
“Acho que tem cunho político. Eu sinto muito no aniversário de Cuiabá é esse o presente que a prefeitura dá para as pessoas que cuidam da segurança da nossa gente. É lamentável uma postura como essa, no aniversário de Cuiabá o tratamento que as forças de segurança que são homens bravos, corajosos, que estão todos os dias defendendo a nossa família, a nossa gente, e ser tratado dessa forma. É lamentável”, completou.