As provas do Enem serão realizadas hoje e no próximo domingo, se liguem no horário
Começa hoje(05/10), em todo o país, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Foram mais de 3,9 milhões de inscrições (3.933.970), crescimento de 13,1% em relação a 2022, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Do total, 63% foram isentos de pagamento.
Quase metade (48,2%) já concluiu o ensino médio. As mulheres são maioria (61,3%). A maior parcela tem 17 anos de idade – 21,5% do total. Em seguida, a faixa de 21 a 30 (20,8%) e os de 18 anos (20,8%).
O que levar
As provas serão realizadas neste domingo e no próximo (12/10). No primeiro dia, questões de linguagens e códigos, ciências humanas e redação. No segundo, as provas são de ciências da natureza e matemática.
Segundo os organizadores, é obrigatório levar caneta esferográfica de tinta preta, em material transparente, e documento de identificação válido, físico ou digital. Também é recomendado levar o cartão de confirmação de inscrição. “Se o candidato precisar justificar sua presença no exame, ele deve levar impressa a declaração de comparecimento, que será assinada pelo aplicador do exame. A declaração está disponível na Página do Participante“, informa a Agência Brasil.
Documentos válidos
Ainda de acordo com a agência, entre os documentos válidos estão cédulas de identidade, identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, Carteira de Registro Nacional Migratório, documento provisório de Registro Nacional Migratório, identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que, por lei, tenham validade como documento de identidade, passaporte e Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho e Previdência emitida após 27 de janeiro de 1997.
“Também são aceitos os documentos digitais e-Título, Carteira Nacional de Habilitação Digital e RG Digital, desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais. Capturas de telas não serão aceitas.”
Abertura e fechamento de portões, Mato Grosso se atentem ao horário
Nos dois dias, os portões serão abertos às 12h, no horário de Brasília. O fechamento será às 13h, e é proibida a entrada depois disso. As provas começam às 13h30. No dia 5, terminam às 19h, e no dia 12, às 18h30.
“As notas das provas podem ser usadas para concorrer a vagas no ensino superior público, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e a financiamentos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)”, informa ainda a Agência Brasil.