Aumentam os casos de Covid-19 em Rondonópolis e causa preocupação

No Boletim Epidemiológico divulgado, neste domingo (17), pela Prefeitura de Rondonópolis, referente ao coronavírus, a cidade passou a contabilizar 99 casos confirmados para Covid-19, desde o início da pandemia.

Ou seja, seis confirmações para Covid-19 nas últimas 24 horas, mas quando verificado o período dos últimos 7 dias, têm-se o alarmante número de 32 pessoas infectadas. No dia 10 de maio, o número era de 67 infectados.

Estes números trazem uma constatação aos cidadãos de Rondonópolis.

Se parte da população não melhorar sua própria proteção individual, através dos cuidados já difundidos pelas autoridades sanitárias, toda a coletividade será impactada podendo haver prejuízo direto na saúde dos rondonopolitanos, assim como aumentar ainda mais as dificuldades financeiras já existentes na economia local, como um todo.

Segundo informações de bastidores, o retorno e/ou novas restrições no dia a dia das pessoas, e das empresas, não estão descartadas e seriam discutidas em nova reunião do Comitê de Gestão de Crise.

A possibilidade de um novo pico (com a escalada no número de notificações), nesse momento, precisa ser observado e combatido por todos os moradores da cidade para que não tenhamos problemas com alta demanda hospitalar, o que desde o início da pandemia esteve sob controle.

Importante reiterar que a Covid-19 pode se tornar sintomática em até 14 dias após a incubação do coronavírus, mas que nesse período o já infectado pode contagiar outras pessoas com rapidez. Na média, a maioria das pessoas começa a apresentar sintomas no quinto dia. Por isso a observância de períodos de 7 dias ou mais são utilizados em análises de projeção.

Atualmente, 51 pessoas estão curadas da doença desde o início da pandemia, sendo apenas 4 recuperadas nos últimos sete dias. Atualmente 45 infectados são monitorados (38 em isolamento domiciliar e 7 hospitalizados). Sete dias atrás, esse número era apenas de 18 pessoas, ou seja, havia 60% a menos de infectados na semana passada.

Desde o início da pandemia, o município registrou três óbitos devido à Covid-19.

O número de pacientes em Rondonópolis que são acompanhados com suspeita de estarem infectados pela Covid-19, mas que ainda aguardam resultado de exames é de 195. Infelizmente, esses números também aumentaram quando comparados aos últimos sete dias, que era de 122.

Já os casos que eram suspeitos, mas que foram descartados após resultado de exames, contabilizam 527 casos. Na semana anterior essa marca era de 422 pessoas.

Todos estes números indicam para a população local, a importância e necessidade de dar continuidade nos cuidados individuais e coletivos, conforme recomendações do Ministério da Saúde. Somente assim, o nível de contágio acontecerá de forma gradual.

Consequentemente, a possibilidade de colapsar o sistema de saúde da cidade se tornaria remota, e dessa forma, os atendimentos dos infectados, poderiam ser realizados com maior assertividade e segurança para todos.

Materia publicada no Jornal A Tribuna na edição de domingo.