Banco de sangue para animais domésticos, agora é lei em MT

O governador Mauro Mendes (DEM) sancionou nessa sexta-feira (02/07) uma lei que institui a campanha “Pet Sangue Bom” em todo o estado. Na prática, devem ser criados bancos de sangue veterinários para animais domésticos.

A doação de sangue é importante para salvar a vida de animais.

Muitos donos desconhecem a importância da doação de sangue para os animais de estimação e outros têm receio de que o procedimento cause algum risco ao pet. No entanto, o processo para doar é seguro e não provoca efeitos colaterais. Além disso, é indolor e muito rápido (dura cerca de 15 minutos). Como acontece com os humanos, o cão ou gato pode ficar um pouco fraco nas primeiras 24 horas após a doação, o que é algo comum e passageiro.

Conforme a lei, todo o processo será feito da maneira organizada, sempre priorizando a saúde e o bem-estar do animal, bem como nos locais mais especializados e nas mãos de profissionais capacitados.

É importante destacar que os cães não podem doar ou receber sangue dos gatos porque a tipagem sanguínea é diferente. No caso dos cachorros, existem 13 tipos de sangue que podem, inclusive, variar entre animais de uma mesma raça. Já os bichanos podem pertencer a três tipos sanguíneos. Em todas as doações é realizado o teste de compatibilidade entre doador e receptor.

Com o G1