Banco do Brasil libera pagamento de impostos com criptomoedas

Correntistas do Banco do Brasil (BBAS3) agora podem pagar impostos, como guias de tributos, taxas e obrigações, com Bitcoin (BTC), Ethereum (ETH) e outras criptomoedas.

A novidade é fruto de um acordo entre a instituição bancária e a startup brasileira cripto Bitfy, que virou parceira de arrecadação do banco. Os pagamentos com criptoativos devem ser feitos dentro da plataforma da Bitfy. Por isso, é preciso criar uma conta na empresa.

Dentro da plataforma, a pessoa deve clicar em um banner com o texto “Imposto com BB”, inserir o número do código de barras do boleto, digitar a senha e realizar o pagamento. O serviço funciona de modo semelhante à quitação de um boleto com código de barras por meio de um aplicativo de Internet Banking.

Criptomoedas que o banco irá aceitar

Além de BTC e ETH, é possível fazer pagamento com Decentraland (MANA), Chainlink (LINK), XRP, Axie Infinity (AXS), Solana (SOL), entre outras altcoins. Altcoin é o termo usado no mercado cripto para identificar qualquer moeda digital diferente do Bitcoin.

O fundador e CEO da Bitfy, Lucas Schoch, falou que a parceria “possibilita ampliar a utilização e acesso ao ecossistema de ativos digitais com abrangência nacional e com o selo de segurança e confiabilidade do Banco do Brasil.”

Já o BB disse que a novidade posiciona o banco na vanguarda de soluções modernas e eficientes, e leva comodidade aos clientes, que agora têm mais uma opção para pagamento de tributos.

Antes do Banco do Brasil, a Prefeitura do Rio de Janeiro já havia anunciado que começará a aceitar o pagamento do IPTU 2023 em criptomoedas, também por meio de parceria com empresas que atuam no setor.

O que é uma criptomoeda

A criptomoeda refere-se a qualquer forma de moeda que existe digital ou virtualmente e usa criptografia para garantir a realização de transações. As criptomoedas não têm uma autoridade central de emissão ou regulação. Em vez disso, usam um sistema descentralizado para registrar transações e emitir novas unidades.

Criptomoeda é um sistema de pagamento digital que não depende de bancos para verificar e confirmar transações. É um sistema ponto a ponto que permite a qualquer pessoa enviar e receber pagamentos de qualquer lugar. Em vez do dinheiro físico transportado e trocado no mundo real, os pagamentos em criptomoeda existem unicamente como valores digitais em um banco de dados online que documenta as transações específicas. Ao transferir fundos de criptomoeda, as transações são registradas em um livro contábil público. A criptomoeda é armazenada em carteiras digitais.