Brasil continua na liderança do ranking mundial da fifa, após a copa do mundo
A primeira edição do ranking mundial da Fifa após a Copa do Mundo, divulgada na quinta-feira(22/12), trouxe o Brasil ainda como líder, à frente da Argentina, que levou o título mundial no Catar, e da França, vice-campeã. A lista polêmica voltou a levantar questionamentos sobre a fórmula usada pela entidade para calcular as pontuações e trouxe a pergunta: por que o Brasil segue líder, mesmo após decepcionar e cair nas quartas de final do Mundial?
Entre os motivos que explicam a manutenção do Brasil na liderança – onde chegou em março deste ano -, está o fato de a Fifa descartar os possíveis pontos negativos produzidos em eliminações em fases de mata-mata. Para proteger os times que conseguem passar da fase de grupos e chegar às eliminatórias, esta é uma das exceções previstas no algoritmo “Sum”: se a eliminação (ou até uma vitória nos pênaltis) gerar pontos negativos, eles são descartados.
Como foi derrotado pela Croácia nos pênaltis nas quartas de final do Mundial, o Brasil poderia perder quase nove pontos no ranking de acordo com o algoritmo da Fifa. Porém, pelo fato de ser uma fase eliminatória, estes pontos não entram na conta.
Outra especificidade da conta que impediu a Argentina de ficar com a liderança do ranking mundial neste momento foi o fato de a grande decisão ter sido resolvida em disputa de pênaltis. Se os argentinos tivessem conseguido segurar a vantagem aberta no tempo normal ou na prorrogação, eles não só faturariam a taça, mas também a ponta da lista.
Isso porque na conta usada pela Fifa tem grande peso o resultado final de um jogo: a vitória, por exemplo, vale 1,0 enquanto o empate vale apenas 0,5 (entenda melhor abaixo). Se tivesse vencido a França dentro dos 120 minutos, a Argentina, assim, teria essa variável da conta aumentada – e poderia ter 14 pontos a mais na pontuação final. Isso seria mais que suficiente para ultrapassar o Brasil, que está 2,39 pontos à frente dos rivais no ranking.
Com o Site Bolanacanela