Caixa do governo de Mato Grosso recebe nota máxima do tesouro nacional

O governo estadual anunciou nesta segunda-feira (24/05) que, pela primeira vez, Mato Grosso recebeu a nota máxima da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), quanto à Capacidade de Pagamento do Estado (Capag). A série histórica teve início em 2014, e desde então, Mato Grosso nunca havia conquistado essa pontuação.

De acordo com a STN, Mato Grosso está “elegível”, ou seja, a União poderá dar garantias em transições de financiamento em favor do estado. Apenas os estados do Espírito Santo e Roraima obtiveram a mesma nota no país.

O anúncio foi feito pelo governador Mauro Mendes nesta segunda-feira, em coletiva de imprensa virtual, que contou com a presença do deputado federal Juarez Costa, do presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado estadual Max Russi, e de secretários de Estado.

Segundo Mauro Mendes, o estado tinha dívidas de R$ 3,5 bilhões no início de 2019, e hoje tem as contas equilibradas, com um estado economicamente recuperado, após 10 anos de descontrole.

O resultado foi obtido seguindo a metodologia que avalia três principais indicadores: endividamento, poupança corrente e liquidez. O primeiro indicador é calculado pela relação entre a dívida consolidada e a receita corrente líquida. O segundo é definido pela relação entre a despesa corrente e a receita corrente ajustada. Já o terceiro é calculado pela relação entre as obrigações financeiras e a disponibilidade de caixa bruta.

Com G1 de Mato Grosso