Casos de Covid disparam na Capital de Mato Grosso
De acordo com o painel epidemiológico para Covid-19 divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, nesta segunda-feira (11), o número de casos da doença vem aumentando em outros bairros da cidade. O Jardim Imperial continua sendo a localidade com mais registros.
Entretanto, o painel aponta avanços em bairros como Pedra 90, Duque de Caxias, Bandeirantes, que antes tinham menos de cinco casos. Os dados de distribuição geográfica de COVID-19, em Cuiabá, são compilados semanalmente, aos domingos, pelo Departamento de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), conforme cooperação técnica com a Secretaria Municipal de Saúde.
Ainda segundo o levantamento, a capital tem 192 casos confirmados de coronavírus e cinco mortes. Há 118 pessoas recuperadas da doença.
Com relação às internações, do total de casos confirmados, 60 pacientes estão hospitalizados, sendo 12 em enfermarias e 22 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Há ainda as pessoas que estão internadas com suspeita da doença. Destes casos, 11 são pacientes internados em UTI e 15 estão em enfermarias.
O gráfico disponível no painel mostra que, há semanas com alta nos casos e semanas com baixas. Aponta ainda que, a partir do dia 28 de abril, os números diminuíram e voltaram a subir a partir do dia 6 de maio.
De acordo com o prefeito Emanuel Pinheiro, esses levantamentos ajudam o comitê de acompanhamento a definir estratégias de contenção para que não haja picos muito altos, nem o colapso nas unidades de saúde da capital.
Dados do Estado
Os dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), hoje, Mato Grosso tem 545 casos confirmados da Covid-19, sendo registradas 19 mortes em decorrência do coronavírus. O último óbito foi notificado pelo município de Barra do Garças.
Com o site Folha Max