Católicos vivenciam na Semana Santa morte e ressureição de Cristo

A Semana Santa é celebrada com grande intensidade entre os católicos, é o momento de penitência e de se reconectar com a fé em Jesus. As celebrações lembram a paixão e morte de Cristo e os católicos aguardam fervorosamente o domingo de Páscoa para comemorar a ressureição do filho de Deus.

O site conversou com o padre da Paróquia São Gonçalo do Porto, Rafael Gustavo Santos Souza Lopes, sobre os ritos da principal semana para os católicos.

Com o retorno das celebrações presenciais, os fieis voltaram a lotar as principais igrejas de Cuiabá para participar das cerimônias religiosas.

Segundo o padre, desde a quarta-feira de cinzas os católicos iniciaram o período de quaresma, tempo de penitência, caridade, oração e profundas reflexões.

A Semana Santa começa com o domingo de ramos, onde a igreja relembra a entrada triunfante de Jesus, em Jerusalém, e a saudação do povo. Segundo padre Rafael, no São Gonçalo do Porto, os fieis saíram em procissão para relembrar os momentos vividos por Jesus.

“Iniciamos a celebração alegres dando glória a Deus cantando: ‘Hosana nas alturas. Bendito o que vem em nome do Senhor’. E quando chegamos na igreja vivenciamos a paixão de nosso senhor Jesus Cristo. A liturgia quer nos mostrar que Jesus deve ser a luz, a alegria e deve ser a nossa esperança, mesmo passando ele pelo calvário”, disse. 

O padre destaca que neste momento de pós-pandemia, é muito importante ter o contato com a fé. “É emocionante poder voltar e estarmos unidos. Não tenho palavras para descrever”, afirmou.

Outra celebração importante foi nesta quinta-feira, com a missa de lava pés. “Quinta-feira Santa, é o servo que lava os pés aos discípulos; na sexta-feira santa, é apresentado como o servo sofredor e vitorioso; e, já no sábado, ouvimos Isaías profetizar: ‘Eis o meu servo que Eu amparo’. Deus salvou-nos, servindo-nos”, explicou.

Páscoa e ressurreição

Segundo o padre Rafael, nesta semana, os católicos estão vivendo a paixão, morte e ressureição de Cristo. “Somos preparados para celebrar a Páscoa, o crucificado ressuscitou e as chagas de Jesus são a chancela perene do seu amor por nós”.

O padre ressalta que Cristo ressuscitado é esperança para quem sofre qualquer dificuldade.

A Páscoa é de grande importância para os católicos, o 3° mandamento da igreja é ‘comungar ao menos pela Páscoa da ressurreição’.

Com G1 de Mato Grosso