Cerca de 100 mil pessoas visitam o Pantanal mato-grossense por ano para pescar
Anualmente, cerca de 100 mil pessoas visitam o Pantanal mato-grossense para pescar, conforme dados do Instituto de Pesquisa Ecológica (IPE). O destino é ideal para quem gosta de contemplar a natureza, conhecer a deslumbrante fauna e flora e, claro, praticar a pesca esportiva.
Ainda existe uma busca considerável pelos observadores de aves, tornando a região um dos principais destinos para registrá-las e ouvir os cantos.
O turismo na região vem crescendo consideravelmente, ainda mais no período de retomada pós-pandemia.
O ecoturismo foi o motivo de viagem de 18,6% dos turistas estrangeiros que vieram para o Brasil em busca de cenários paradisíacos, além, claro, do crescimento também do turismo nacional. Os dados são do Ministério do Turismo.
A maior planície alagada do planeta, banhada pelo rio Paraguai e seus 180 afluentes, vem conquistando turistas do mundo todo ano após ano. Diante deste cenário de crescimento, a busca por pousadas também aumentou.
Para receber os turistas, a região conta com 37 pousadas e barcos-hotéis na porção mato-grossense, fomentando a economia local com mais de 300 empregos diretos e outros 400 indiretos. É um anexo de uma reserva particular de 10 mil hectares, próximo do Parque Estadual Encontro das Águas, conhecido por ter a maior concentração de onças-pintadas do mundo.
A pesca esportiva é uma das atividades turísticas mais comuns no bioma devido à diversidade de peixes, são mais de 300 espécies.
O Pantanal tem muito a oferecer e é um paraíso para fotógrafos, biólogos e amantes da natureza, além dos apaixonados por pesca. Inclusive é bom lembrar que terminou o período da piracema, o que torna a região ainda mais atrativa para este público nesta época do ano, com o aumento das chuvas e das áreas alagadas.
O destino é perfeito para quem gosta de explorar ambientes únicos.
O gerente de um hotel na região, Marcos Correa de Carvalho, conta que a pousada estimula a pesca esportiva e oferece barcos com guias experientes, permitindo que o hóspede explore a atividade com conforto e segurança. Oferece passeios de barcos com piloteiros experientes e treinados para seguir as rotas das onças-pintadas, para que seja possível contemplar e fotografar. Oferece experiências exclusivas para os hóspedes, ao longo de sete km de rio, com baías e ninhais.
Além disso, o empreendimento também oferece os melhores pratos da culinária regional sob o comando do chef Marcelo Cotrim. Ele criou um cardápio pensado para levar os sabores e aromas da região aos turistas, de forma a estimular todos os sentidos e marcar na memória a essência do Pantanal.
O hotel fica às margens do Rio São Lourenço, na região de Porto Jofre, distrito do município de Poconé. De Cuiabá até o hotel são 104 km de asfalto e mais 147 km de terra.
Com G1 de Mato Grosso