Cláudio Ferreira garante farmácia popular 24h em Rondonópolis
Líder nas pesquisas, o candidato à Prefeitura de Rondonópolis Cláudio Ferreira (PL) reforçou nesta última semana de campanha seu compromisso em transformar a saúde pública da cidade em referência estadual. Segundo Cláudio, os grupos políticos que governaram Rondonópolis nas últimas quatro décadas deixaram a saúde em estado de abandono.
“Temos, ao longo de vários anos e décadas, serviços deploráveis, deficitários, na saúde em nossa cidade. A gente sai pelos bairros e o que a gente vê é apenas reclamação”, criticou Cláudio Ferreira.
Durante sua trajetória como deputado estadual e ao longo da campanha, Cláudio e seu vice, Dr. Altemar Lopes (Podemos), ouviram relatos constantes da população sobre a precariedade dos serviços de saúde. Entre as maiores queixas estão as longas esperas por exames, a falta de medicamentos nas farmácias públicas e a dificuldade de acesso a especialistas.
“Eu tenho pressão alta no meu olho, glaucoma. Preciso fazer dois exames, que pra mim são caros e não tem na rede pública, só particular. Aqui em Rondonópolis para conseguir um neuro, um cardiologista, é tudo no tempo de Deus, não é nem o nosso tempo mais”, relatou Lucidelma Pereira, que contou ainda que esperou dois anos para fazer uma tomografia.
A situação afeta também as crianças. Vandressa dos Santos, mãe de um menino com asma, comentou: “Meu filho tem asma desde pequenininho e falta pneumo para ele. Não tem até hoje. A gente tem que ficar indo pra Cuiabá para consultar, sem contar as farmácias que são um caos”.
Como resposta, Cláudio Ferreira propõe medidas concretas para melhorar a saúde em Rondonópolis. Uma delas é a criação da primeira farmácia popular municipal 24 horas. “Nós vamos resolver os problemas desses cidadãos, trabalhadores, pais e mães, vamos fazer a primeira farmácia popular 24 horas, justamente para atender aqueles que não têm recursos”, afirmou o candidato.
Como deputado estadual, o candidato foi o parlamentar que mais trouxe recursos para a saúde da cidade, totalizando mais de R$14 milhões, incluindo a primeira ressonância magnética para o SUS da região.
Tendo a área como prioridade, o liberal quer investir na saúde preventiva e no controle de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, que vêm impactando severamente a população.
A moradora de Rondonópolis Paula Elizabete, que perdeu a visão por complicações da diabetes, contou as dificuldades que enfrentou ao tentar obter insulina. “Já entrei com processo, o juiz autoriza, mas quando chega ali na farmácia de alto custo a gente percebe que há uma falha”, lamentou.
Um dos compromissos de Cláudio é criar o programa “Saúde da Família em Primeiro Lugar”, que visa cuidar da população de forma integrada e contínua.
“Nós queremos implantar esse programa para cuidar da saúde da gestante, da criança, do idoso, da família inteira. A saúde básica tem que funcionar, e vamos trabalhar com os agentes comunitários, dando bonificações para que eles atinjam metas e garantam um atendimento humanizado”, explicou o candidato.
O candidato pretende adequar os postos de saúde da cidade, oferecendo profissionais especializados, medicamentos e equipamentos adequados para tratar pequenas enfermidades antes que se tornem graves. No plano de governo, o candidato prevê a criação do programa Saúde na Palma da Mão, que vai digitalizar o agendamento de consultas e exames, trazendo transparência e agilidade no atendimento.
Outra proposta de Cláudio é o Madrugadão da Saúde, que ampliará a oferta de consultas, exames e cirurgias fora do horário comercial para evitar atrasos nos atendimentos e reduzir o agravamento de doenças. “Nós queremos fortalecer Rondonópolis como polo de saúde da região sul-sudeste de Mato Grosso, tornando-a um centro de excelência com benefícios para toda a população”, destacou.
Liderando a coligação “A Mudança de Verdade que Rondonópolis Precisa”, Cláudio Ferreira se posiciona como o candidato preparado para enfrentar os desafios da cidade, rompendo com os grupos que governam há mais de 40 anos e oferecendo uma gestão comprometida com a saúde pública de qualidade.