Cloroquina chega a Rondonópolis

Os pacientes testados positivo para Codiv-19 e que estão internados em Rondonópolis, tanto na rede pública de saúde como na privada, estão recebendo a Cloroquina.

A informação foi repassada à reportagem do A TRIBUNA pelo médico infectologista e representante do Comitê de Gestão de Crise Juliano Munaretto Bevilacqua.

Segundo o profissional, não tem como comprovar se o tratamento está tendo evolução ou não pelo uso da Cloroquina, ou outro fator.

“Ainda não tem nada comprovado cientificamente no tratamento, mas aqui em Rondonópolis estamos seguindo um protocolo nosso com o uso da Cloroquina apenas em pacientes internados, pois é o que pode ajudar”

O presidente Jair Bolsonaro afirmou que o Ministério da Saúde vai publicar, hoje quarta-feira (20), um novo protocolo para o uso da hidroxicloroquina e da cloroquina em pacientes diagnosticados com o novo coronavírus logo nos primeiros sintomas.

O último protocolo era de 31 de março e permitia a cloroquina apenas em casos graves. E agora não, esse novo protocolo é a partir dos primeiros sintomas.

No final de março, o Ministério da Saúde incluiu em seus protocolos a sugestão de uso da cloroquina em pacientes hospitalizados com gravidade média e alta, mas mantendo a norma corrente na medicina de que cabe ao médico a decisão sobre prescrever ou não a substância ao paciente.

A pasta também distribuiu ao menos 3,4 milhões de doses do medicamento para os sistemas de saúde dos estados.

Com o Jornal A Tribuna