Cobrança para estacionamento nas ruas de Cuiabá passa a valer a partir de hoje

O Cuiabá Rotativo digital começará a valer nesta terça-feira (20/02), nos pontos já estabelecidos, distribuídos pela Capital. Faixas espalhadas pela cidade já preparam os motoristas para a nova modalidade de estacionamento.

Inicialmente serão disponibilizadas 2.300 vagas na área central da cidade, com o valor médio de R$ 3,40 a hora para carros e R$ 2 a hora para motos. O funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 07h às 19h, e aos sábados, das 07h às 13h.

Os usuários com Deficiência (PCD) não pagam, no entanto, devem realizar o cadastro de isenção na Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), como determinam a Lei 504/2021 e o Decreto n.º 9.868, de 30/10/23, da Prefeitura de Cuiabá, que normativa as atividades do estacionamento. Os mototaxistas (entregadores), dentro dos 10 minutos de tolerância, não pagam.

Na fase inicial, das 2.300 vagas disponíveis, 339 serão destinadas a carros e camionetes, 649 para motos, 99 para idosos, 60 para carga e descarga, 48 para táxi, 40 para curta duração, 34 para Pessoas Com Deficiência (PCD), 31 para moto táxi e uma para ambulância.

Além dos 30 postos de vendas que serão distribuídos pela cidade, a empresa responsável pelas cobranças também disponibiliza 60 orientadores nas ruas, preparados para ajudar os usuários dos parquímetros e do aplicativo

Digipare, disponível para as plataformas iOS e Android e que podem ser baixados pelo link: www.digipare.com.br.

Os 100 parquímetros instalados poderão ser operados nas etapas 1 e 2 do estacionamento rotativo, que engloba os seguintes locais:

– Praça Rachid Judy;
– Rua Barão de Melgaço;
– Rua Comandante Costa;
– Rua Des. Ferreira Mendes;
– Rua Joaquim Murtinho;
– Rua Nossa Sra. de Santana;
– Travessa da Justiça;
– Travessa Dona Elvira;
– Travessa João Dias;
– Rua Barão de Melgaço;
– Avenida Isaac Póvoas;
– Avenida Presidente Getúlio Vargas;
– Avenida São Sebastião;
– Avenida Senador Filinto Muller;
– Praça 8 de Abril;
– Praça Pres. Eurico Gaspar Dutra;
– Praça Santos Dummont;
– Rua 24 de Outubro;
– Rua Batista das Neves;
– Rua Brigadeiro Eduardo Gomes;
– Rua Cândido Mariano;
– Avenida São Sebastião;
– Rua Estevão de Mendonça;
– Rua Presidente Castelo Branco;
– Rua Senador Vilas Boas.