Com soluço intermitente, Bolsonaro vai ao médico e fica em observação para exames

O presidente Jair Bolsonaro sentiu dores abdominais na madrugada desta quarta-feira (14/07) e foi para o Hospital das Forças Armadas (HFA) em Brasília, para fazer exames. Com isso, as reuniões de Bolsonaro nesta manhã foram canceladas.

O presidente vinha se queixando nos últimos dias de soluços persistentes. Ele chegou a falar sobre o problema em transmissões ao vivo na internet (veja vídeo abaixo).

Bolsonaro também sofre há algum tempo de refluxo. Segundo o professor de gastroenterologia da PUC Campinas Flavio Quilici, ouvido pelo site, a complicação pode ser um causador de soluços.

Uma nota oficial do Palácio do Planalto informou que Bolsonaro foi ao hospital investigar a causa dos soluços. A nota diz ainda que ele deverá ficar sob observação por um período de 24h a 48h, não necessariamente no hospital. O texto afirma que Bolsonaro passa bem e está animado.

Possíveis causas para o soluço

Especialistas ouvidos pelo site disseram que o soluço persistente é uma condição rara.

O médico Flavio Quilici explica que, além de rara, a situação é muito incômoda e tem relação com o diafragma, um dos músculos principais na respiração.

Nota do Planalto

Veja a íntegra da nota divulgada pelo Palácio do Planalto:

O Presidente da República, Jair Bolsonaro, por orientação de sua equipe médica, deu entrada no Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília, nesta quarta-feira (14) para a realização de exames para investigar a causa dos soluços.

Por orientação médica, o presidente ficará sob observação, no período de 24 a 48 horas, não necessariamente no hospital. Ele está animado e passa bem.

Com Globo.com