Consumidores de Mato Grosso podem ter aumento de até 78% na conta de energia

Os consumidores mato-grossenses em especial os cuiabanos podem ter aumento de até 78% na conta de energia elétrica devido às altas temperaturas registradas nos últimos dias, quando os termômetros marcaram mais de 41°C por dois dias consecutivos conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O aumento pode ser registrado quando se utiliza um mesmo equipamento, pela mesma quantidade de horas, em dias com temperaturas amenas e dias quentes, especialmente no uso em excesso de aparelhos como ventilador, ar-condicionado e umidificador.

“Vale o alerta sobre as variações de consumo e o consumo consciente. Isso acontece porque o mesmo equipamento, dependendo da temperatura, trabalha de uma forma diferente para continuar mantendo o desempenho. Ou seja, em dias mais quentes, eles precisam de mais energia, o que aumenta o consumo de quilowatts por hora. É o caso da geladeira, que precisa trabalhar bem mais para manter alimentos na temperatura ideal”, destacou Murilo Marigo, gerente de Serviços Comerciais da Energisa em Mato Grosso.

Como economizar

O valor pago nas faturas de energia é uma junção de consumo, tarifas e impostos. E, quanto maior é o consumo, maior é o imposto.

Outro ponto importante é identificar a bandeira tarifária vigente. Quando a bandeira está verde, significa que as hidrelétricas estão cheias e suprindo todas as demandas. No caso das bandeiras amarelas e vermelhas, elas são utilizadas em períodos de seca. É a situação atual, com bandeira vermelha patamar dois.

Com G1 de Mato Grosso