Criança de 2 anos morre à espera de UTI em um hospital particular em Cuiabá
Um menino de dois anos sofreu uma parada cardíaca e morreu enquanto aguardava um leito de Unidade Terapia Intensiva (UTI) pediátrica, neste domingo (16/01), em um hospital particular de Cuiabá.
A criança deu entrada na unidade em estado grave sendo levada por uma ambulância particular, com uso de ventilação mecânica contínua, segundo o boletim de ocorrência da Polícia Civil. Porém, o médico plantonista informou aos pais da criança que o hospital estava sem condições de recebê-lo devido à lotação dos leitos.
De acordo com a polícia, os pais foram orientados a tirarem o menino do hospital e levá-lo a outra unidade de saúde, mas ele sofreu uma parada cardíaca e morreu. A equipe médica no local realizou o procedimento de reanimação, mas sem sucesso.
Em nota, o Hospital e Maternidade Femina confirmou a superlotação da UTI pediátrica por causa da pandemia da Covid-19 e do surto de gripe H3N2.
“O hospital lamenta o ocorrido e esclarece que fez o possível para estabilizar o paciente até a liberação de um leito ou a sua devida transferência”, diz.
Em razão do novo pico da pandemia, o hospital enfrenta lotação das UTIs para crianças, por isso, foi solicitada a transferência do menino.
A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) acompanha o caso.
Pandemia de Covid-19 e epidemia de gripe
Houve um aumento de 233% nas consultas diárias em Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e Policlínicas, em Cuiabá, na última semana de dezembro, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.
Antes, a média diária era de 150 atendimentos, mas com o aumento de casos de gripe Influenza H3N2 e da variante ômicron da Covid-19, as unidades chegaram a atender cerca de 500 pessoas diariamente.
Em relação às crianças, duas mortes por Covid-19 foram registradas em Mato Grosso desde o começo da pandemia, de acordo com dados dos Cartórios de Registro Civil do estado. Os dados são de março de 2020 até a primeira semana de 2022.
A primeira criança vítima da Covid era um menino de seis anos. Já a segunda vítima, era também um menino, mas com 10 anos.
A vacinação infantil contra o novo coronavírus está começando no estado. As doses pediátricas da Pfizer já chegaram em Mato Grosso e foram distribuídas aos municípios que são responsáveis pela aplicação.
Com G1 de Mato Grosso