Dois homens suspeitos de extração de madeira ilegal são presos pela polícia ambiental
Dois homens suspeitos de extração de madeira ilegal em Nova Maringá, a 367 km de Cuiabá, foram presos pela Polícia Militar Ambiental durante a Operação Amazônia. Também foram apreendidos 89 m³ de madeira extraída ilegalmente, três tratores utilizados para arraste das toras e três motosserras.
A operação foi conduzida pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema-MT) entre os dias 17 até esta sexta-feira (21/07). As equipes em campo flagraram a extração de madeira e o arraste de toras sem autorização.
Três pessoas foram vistas executando o crime ambiental, porém, uma fugiu em direção a mata. Os outros dois suspeitos foram conduzidos até a delegacia do município de São José do Rio Claro (MT).
Além do flagrante, foi identificado o armazenamento de toras em esplanadas, indicando que o crime acontecia há alguns dias no local. Os tratores foram removidos e a madeira foi doada para o Executivo municipal.
A quantificação da área atingida pela exploração seletiva em área de floresta será realizada posteriormente através de imagens de satélite, para subsidiar o cálculo da multa ambiental.
Segundo a Sema-MT, o flagrante da ação criminosa foi possível pela utilização de imagens de satélite que informam o local exato da infração por meio de “alertas” de mudança de vegetação.
Operação Amazônia
A Operação Amazônia foi lançada em março deste ano. Em julho, foram colocadas 24 equipes em campo para combater o desmatamento ilegal, totalizando mais de 120 pessoas.