Eleição indefinida: 65% do eleitorado de Rondonópolis não decidiu em quem votar para prefeito
Faltando apenas 110 dias para as eleições municipais deste ano, mais da metade do eleitorado de Rondonópolis ainda não decidiu em quem votar para prefeito.
Pesquisa realizada pelo Instituto Tecnológico da Informação (ITEC) mostra, na modalidade espontânea, que 65,5% dos entrevistados ainda não decidiram em qual dos pré-candidatos vão votar no dia 6 de outubro.
A pesquisa, divulgada na semana passada pelo site Repórter MT, indica que apenas 34,5% do eleitorado definiu o voto entre os três principais pré-candidatos: o deputado estadual Thiago Silva (MDB), o deputado estadual Cláudio Ferreira (PL) e Paulo José (PSB).
O resultado da pesquisa indica que a eleição no terceiro maior município de Mato Grosso está indefinida, mas a tendência é que a disputa fique polarizada entre Thiago Silva, líder na pesquisa estimulada com 39,8% das intenções de voto, e Cláudio Ferreira, conhecido como Cláudio Paisagista, que aparece em segundo lugar com 26,5% da preferência dos eleitores entrevistados pelo instituto.
Paulo José, pré-candidato apoiado pelo atual prefeito Zé do Pátio (PSB), obteve 13% na amostragem. Aqueles que não souberam ou não responderam somam 12%, enquanto 8,67% afirmaram que não pretendem votar em nenhum dos nomes apresentados na estimulada.
Thiago e Paulo, representantes da esquerda e centro-esquerda, respectivamente, na disputa, simbolizam a continuidade do atual modelo de gestão, originado do mesmo grupo político que começou no MDB com o ex-deputado federal Carlos Bezerra. Por outro lado, Cláudio Ferreira, que conta com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), é visto como o candidato que realmente representa a mudança na forma de administrar e fazer política.
A pesquisa do ITEC foi realizada entre os dias 6 e 10 de junho, entrevistando 600 pessoas de 30 bairros em oito regiões do município, incluindo a área central. A margem de erro é de 4 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.
O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral com a inscrição MT-01093/2024 e utilizou a metodologia de pesquisa Survey, com adequação espacial e proporcional às variáveis de escolaridade, sexo e idade do entrevistado, baseando-se em dados do IBGE e do cadastro eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).