Em 26 dias de medidas restritivas, Mato Grosso tem aumento de 140% em mortes por covid
Mato Grosso teve um aumento no número de mortes por Covid-19 e de casos confirmados neste mês, mesmo com as medidas restritivas decretadas há 26 dias. No estado, a média diária de mortes, neste mês, é de 56, o que representa um aumento de 140,5% em comparação com fevereiro.
Já a média diária de casos confirmados em março é de 1,7 mil. Se comparado com fevereiro, quando a média era de 1,1 mil, o aumento foi de 51%.
Isso significa que o número de casos continuou subindo e o estado teve mais que o dobro de mortes neste mês, quando as medidas restritivas entraram em vigor.
Essa segunda onda de infecções gerou outro colapso no sistema de saúde do estado. Todas as Unidades de Terapia Intensiva (UTI) do estado estão ocupadas.
O toque de recolher e a restrição no horário do comércio, decretados no dia 3 de março, tentariam minimizar a fila de espera por um leito de UTI, mas ela continua aumentando.
De acordo com o boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), publicado nesta segunda-feira (29), 774 pacientes aguardam por uma vaga de UTI no Sistema único de Saúde (SUS).
Mato Grosso tem 303.373 casos de Covid-19 confirmados e 7.444 mortes em decorrência da doença. Atualmente, estão internados 2.366 pacientes em enfermarias e UTIs.
Vacinação
O Plano Nacional de Vacinação continua com a chegada de novos lotes de imunizantes. A taxa de vacinação em Mato Grosso subiu para 4,49% neste domingo (28), mas o número de vacinados ainda é pequeno em comparação à 1 milhão e 100 mil pessoas que fazem parte dos grupos prioritários no estado.
A última remessa de vacinas chegou na sexta-feira (26). Foram 54.900 doses para serem distribuídas entre os municípios. Esse é o 11° lote que Mato Grosso recebe.
Até o momento foram vacinadas 158.914 mil pessoas contra a Covid-19 dentre profissionais da saúde, indígenas e idosos.
Com G1 de Mato Grosso