Em Rondonópolis, novas ações na saúde poderá diminuir filas de espera por atendimentos
Uma coletiva de imprensa realizada na manhã desta quarta-feira (03/07), no Gabinete do Prefeito José Carlos do Pátio, revelou investimentos de mais de R$ 5 milhões em recursos próprios e números bastante significativos no que tange aos avanços no setor de saúde do município nos últimos 60 dias, incluindo-se aí, a redução das filas por procedimentos médicos como, consultas, exames e cirurgias eletivas e de especialidades.
NÚMEROS IMPORTANTES
O prefeito acompanhado pela secretária municipal de Saúde Ione Rodrigues e sua equipe, iniciou a fala reconhecendo que houve um aumento de algumas demandas na saúde, mas que a equipe da SMS vem trabalhando duramente para zerar todas as filas de espera, como a fila por uma tomografia computadorizada que até 60 dias atrás era de 400 pessoas aguardando, fila hoje zerada de cirurgias gerais e de ginecologia.
A secretária Ione explicou por exemplo que o aumento dessas demandas não significa que a SMS esteve parada, mas que houve a necessidade de uma otimização nas contratualizações de profissionais médicos e parceiros de laboratórios e hospitais conveniados.
O prefeito destacou a contratualização da prefeitura com o Laboratório Cedir, na ordem de R$ 1,8 milhão para a realização de 4,5 mil exames de diversas naturezas médicas (especialidades), entre elas ressonância magnética e medicina nuclear como cintilografia, dos quais, cerca de 2.021 já foram realizados, reduzindo significativamente as filas de espera. Vale dizer que antes, todos esses procedimentos eram realizados num hospital da capital, tendo os pacientes que se deslocarem de ônibus ou vans para receberem atendimento médico, e hoje todo mundo é atendido na cidade, nesse laboratório de referência regional.
Pátio citou ainda que, somente nos últimos 60 dias, a prefeitura já realizou cerca de 21 mil exames, sendo 5.440 de Raio-x; cerca de 4 mil de ultrassons; além de 24.650 consultas e exames clínicos realizados no município.
Ele destacou ainda que o município realizou 204 mil exames laboratoriais, onde a SMS aumentou em mais quatro unidades de postos de coleta (PSF); e vem realizando em média cerca de 150 cirurgias eletivas por mês cada nas duas unidades hospitalares contratadas, tanto pelo convênio via consórcio com a Santa Casa, quanto com o Hospital Materclin, que realiza mutirões de cirurgias nos finais de semana.
Como resultado da parceria positiva com o Governo do Estado, no convênio MT-Cirurgias (especialidades), o prefeito destacou ainda os esforços na contratualização de especialistas e clínicos gerais, para atuarem nas próprias clínicas particulares, bem como nas novas 11 unidades de saúde que estão sendo credenciadas e onde serão ofertados exames em 25 especialidades por telemedicina em parceria com hospitais de renome nacional como o Hospital Albert Einstein (SP) e Sírio Libanês (SP), entre outros.
Pátio revelou ainda que está tendo que pagar bem acima da tabela do SUS para poder oferecer estes serviços de telemedicina à população rondonopolitana. Ele destacou indicadores de saúde nacionais que apontam os bons serviços de cobertura da atenção básica de saúde local onde a cidade figura como líder e registra uma das menores taxas de mortalidade infantil do país.
OFTALMOLOGIA
Identificado como um dos pontos sensíveis da área da saúde no município, a prefeitura reafirmou o contrato de prestação de serviços com o Hospital de Olhos de Cuiabá (HOC), que virá nos próximos dias com a sua equipe completa para realizar um grande mutirão de exames e cirurgias oftalmológicas como catarata, vitrectomia, e pterígio entre outras; e enfim: conseguir zerar as filas de espera nesse segmento.
Conforme a secretária, a partir da próxima semana, o grande mutirão de saúde oftalmológica, deve zerar as filas de espera, com a realização de aproximadamente 1.800 exames oftálmicos (consultas de vistas) e, ainda cerca de 1.815 cirurgias.
Ione ainda reforçou a necessidade das pessoas atualizarem seus cadastros e atenderem os chamados da SMS e se dirigirem para os locais marcados para as consultas e exames, bem como para as cirurgias, para não acabar perdendo lugar nas filas de atendimentos.
Ao final da entrevista Pátio ainda ressaltou os investimentos na saúde, onde a prefeitura adquiriu e doou áreas escrituradas para o Governo do Estado no espaço do futuro Centro Político Administrativo da cidade, construir um novo Hospital Regional e um Hospital do Câncer, bem como doou uma área para a construção de um Hospital Universitário e, um hospital particular (Hospital Santa Rosa da capital).
“Eu quero aqui afirmar que nós não vamos parar: vamos investir ainda muito mais na qualidade de vida e na saúde do nosso povo! Quero aqui parabenizar a minha equipe e dizer que esse é um compromisso meu que vou cumprir até o último dia do meu mandato”, assegurou o prefeito.