Em Rondonópolis, prefeitura e Obra Kolping promovem qualificação a 373 profissionais
A prefeitura de Rondonópolis, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciti), realizou a entrega de 373 certificados de qualificação para os participantes de 21 cursos profissionalizantes oferecidos em parceria com a Obra Kolping.
Os cursos são ministrados pelos professores do projeto Reconstruindo Futuro da Obra Kolping. O evento de certificação contou com a presença do prefeito José Carlos do Pátio, do presidente do Sanear, Paulo José Correia, secretários municipais e os vereadores Cido Silva e Kaza Grande.
Durante o evento o prefeito José Carlos do Pátio destacou a importância da qualificação da população para buscar novas oportunidades de emprego, parabenizando a Obra Kolping, o padre Aladin e todos os parceiros envolvidos nessa iniciativa. “Além da qualificação, a prefeitura está oferecendo financiamento para os formados que desejam empreender em suas áreas de atuação, como no caso de uma cabeleireira que deseja montar seu próprio espaço”, comentou Pátio.
A secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação Neiva De Cól ressaltou a diversidade dos cursos oferecidos, que abrangem áreas como culinária, vestuário, beleza, design gráfico e tecnologia da informação, com foco em atender pessoas em situação de vulnerabilidade. Ela enfatizou que esse investimento traz benefícios significativos para Rondonópolis, melhorando a qualidade de vida e promovendo o desenvolvimento da cidade. “Os cursos, eles vêm com uma roupagem bem interessante, com muita prática. E agora, a prefeitura está oferecendo uma possibilidade de que os formandos acessem uma linha de crédito para que eles consigam se tornar empreendedores. A gente entende que essa é uma ação importante que traz benefício para a cidade como um todo”, disse a secretária.
Uma das participantes, Tatiana Rodrigues, elogiou o curso de depilação e expressou interesse em realizar novos cursos. “A professora foi maravilhosa, sensacional. O curso foi incrível, não tenho o que reclamar. Super recomendo e já quero fazer outro”, disse.
Curso Boe Bororo
Além disso, o prefeito assinou um Termo de fomento com a Obra Kolping para iniciar um curso exclusivo para a Aldeia Indígena, com 270 vagas disponíveis. “O projeto visa capacitar a comunidade e fornecer os recursos necessários para que possam continuar praticando o que aprenderam, seja na panificação, na área da beleza ou em outras”, destacou Neiva De Cól.