Em Rondonópolis, presidente do união anuncia desistência da disputa da série D
O União de Rondonópolis não vai disputar a Série D do Campeonato Brasileiro de 2025. Detentor da vaga por ter sido vice-campeão estadual deste ano, o Colorado protocolou a desistência nesta sexta-feira junto à Federação Matogrossense de Futebol (FMF).
Passando por crise financeira, a equipe do interior tomou a decisão cerca de seis meses antes do início da quarta divisão nacional da próxima temporada.
A reportagem soube da possibilidade da renúncia do União há dois meses, mas a diretoria colorada negou à época. Desta vez, o presidente do clube, Reydner Souza, confirmou a desistência.
– É uma competição inviável financeiramente para o União sem os patrocínios. A ajuda da Federação e do Governo do Estado não são suficientes. O torcedor não vai ao estádio, não temos renda. Agora é momento de reconstruir o clube. Optamos por desistir com muito tempo antes para não iludir o torcedor.
Agora, a FMF vai encaminhar o documento à CBF e aguardar retorno para indicar o herdeiro da vaga. Pelos critérios do Mato-grossense, o terceiro colocado teria direito, mas o Luverdense já está garantido na Série D. Pela sucessão, o Mixto, quarto colocado do Estadual, pode ficar com o lugar no torneio nacional.
O União de Rondonópolis alterou seu estatuto e aprovou em Conselho a transformação para o modelo de Sociedade Anônima de Futebol (SAF). Em contrapartida, a diretoria, que era presidida por Alessandro Machado na ausência de Reydner Souza para campanha política, pediu renúncia e vai deixar o clube no fim deste ano.
Com isso, o Colorado tem garantido no calendário de 2025 as disputas do Mato-grossense e da Copa do Brasil.