Escolas Particulares são liberadas para o retorno das aulas presenciais
A Prefeitura de Rondonópolis (219km de Cuiabá) decidiu permitiu o retorno das aulas particulares imediatamente, após reunião no último sábado (12). Já a rede municipal de educação terá que apresentar um Plano de Contingenciamento com as condições ideais para o retorno das aulas presenciais, e isso será levado para aprovação do Comitê de Gestão de Crise em até 15 dias.
Na reunião, o Comitê de Gestão de Crise justificou a liberação por um parecer técnico da Vigilância Sanitária Ambiental e realizado para avaliar os planos de contingenciamento encaminhados pelas escolas privadas/particulares e filantrópicas mostrando que os alunos terão segurança sanitária nas escolas para o retorno das aulas.
O médico Rafael Mederi, professor do curso de medicina da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), que também participou da reunião, fez uma apresentação se referindo a estudos científicos recentemente divulgados na Europa, sobre as recomendações de abertura e retorno às aulas presenciais de crianças do ensino básico, entre 3 e 12 anos de idade.
Segundo o palestrante, os estudos europeus, comprovaram a baixa taxa de contaminação de crianças (menos de 1%), e a baixa transmissibilidade ocasionada por crianças contaminadas (50% menor que um adulto). Na opinião do Dr. Rafael, a abertura das escolas e o retorno das aulas presenciais não seriam nenhum fator de risco considerável, em razão dos resultados dos estudos científicos, verificados nos últimos quatro meses na Europa.
Mesmo com a liberação, a Vigilância Sanitária irá manter a fiscalização e irá acompanhar diariamente as situações de risco em cada unidade.