Explosão em cilindro de oxigênio causa desespero em pacientes e funcionários de hospital

Funcionários e pacientes do Hospital Municipal de Rondonópolis, Crystian Mary da Silveira de Lima, localizado na avenida Lions Internacional, passaram por um susto na noite desta quinta-feira (21/07), após ocorrer um vazamento de oxigênio.

Conforme informações do Tenente Roberto do Corpo de Bombeiros, a guarnição foi acionada para atender uma ocorrência de Vazamento de Oxigênio com princípio de incêndio no Hospital.

As equipes de salvamento e de incêndio deslocaram para o Hospital Municipal de retaguarda e chegando no local, foi constatado tratar de vazamento de oxigênio, após rompimento de um dos cilindros armazenados do lado de fora da unidade.

Não teve sinais de incêndio, porém, quando o cilindro se rompeu, causou um grande estrondo e estilhaços foram lançados ao ar, causando ferimentos leves nos braços e rosto de uma funcionária. Ela foi atendida e socorrida pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para uma unidade hospitalar.

Logo após o rompimento do cilindro do gás, a médica responsável pelo plantão determinou preventivamente que fosse evacuado a edificação, retirando os pacientes e funcionários que trabalhavam ali no momento. Todos saíram com segurança e permaneceram do lado de fora até uma vistoria garantir que não havia riscos de incêndio ou novos vazamentos.

O engenheiro responsável pelos cilindros se fez presente no local e garantiu a integridade das instalações restantes, sendo isolados os cilindros danificados.

Após vistoria no perímetro e no interior da edificação foi autorizado a retomada das atividades do Hospital.

Nota

A Secretaria Municipal de Saúde, através da coordenação do Hospital Municipal Cristian Mary da Silveira de Lima, informa que acionará empresa fornecedora dos cilindros de oxigênio para que seja realizada nesta sexta-feira (22) a perícia técnica juntamente com equipe de engenheiros da rede de gases, para apurar o que ocasionou a explosão do equipamento nesta quinta-feira (21).

Importante ressaltar que a explosão ocorreu na área externa do hospital onde fica a rede de distribuição de gases para a unidade hospitalar. Não houve princípio de incêndio.

O Corpo de Bombeiros esteve no local e após vistoriar o hospital liberou o retorno dos pacientes. Uma funcionária sofreu ferimentos e foi encaminhada ao Hospital Regional e deve ficar em observação. O estado dela é estável.

A coordenação ainda reitera que todos os funcionários que fazem a manutenção são bombeiros civis que recebem o treinamento para o manuseio do equipamento.