Filha de agricultores consegue vaga na UFMT após tirar 920 na redação do Enem
A estudante Luísa Sinhoratti Vande Kerhkoff, de 18 anos, recebeu, nessa sexta (16/04), uma notícia muito especial em sua vida. O momento é de felicidade e gratidão, isso porque a jovem cravou 920 pontos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2021, o que resultou na sua aprovação para cursar Zootecnia na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Ela reside na comunidade Laginha de Cima, zona rural do município de Nossa Senhora do Livramento (a 32 km de Cuiabá).
Em entrevista ao site, Luísa explicou que sempre foi dedicada aos estudos, mesmo tendo que estudar em escolas da zona rural, lugar onde os recursos públicos são diferenciados quando se trata em colégios da zona urbana. Agora, dentro da UFMT, a estudante afirma que está muito feliz com a oportunidade e pretende dar continuidade nos estudos.
“Fiquei muito contente quando eu vi a nota 920 na redação e fui tentar uma vaga na federal, uma coisa que sempre almejei entre os meus sonhos. Estou muito contente por conseguir essa vaga e espero inspirar outras pessoas para que alcancem seus objetivos também”, comemorou a estudante.
Foi em 2019 que a estudante concluiu seus estudos do ensino médio. Em 2020, sua mãe a colocou em um cursinho preparatório à distância para estudar para a prova do Enem. Segundo Luísa, a pandemia da Covid-19 não foi obstáculo para barrar seu objetivo. Ela conta que sempre fazia o máximo de redação durante a semana, mesmo diante da dificuldade com sua internet, uma vez que o sinal oscilava bastante, por ela morar na região de campo.
“Desde que nasci eu moro na zona rural de Livramento e sempre estudei por aqui, foi quando no ensino médio tive essa força de vontade de querer passar na Federal e decidi me esforçar bastante para conseguir uma vaga naquilo que eu almejava. Encerrei o ensino médio e não consegui nenhuma bolsa até então. Minha mãe teve a oportunidade de pagar um ano de cursinho para mim, mas era on-line, porém, mesmo assim eu tinha essa dedicação de fazer o máximo em dar certo”, relata a jovem.
A jovem é filha dos agricultores Hermes Antônio Vande Kerhkoff, de 57 anos, e Adriana Re Sinhoratti, 44, que também é professora. Luísa afirmou à reportagem do site que seus pais não teriam condições financeiras de pagar uma faculdade particular, pois, no momento, haviam duas opções para a jovem entrar para uma universidade, sendo por meio do Enem ou pelo programa do Financiamento Estudantil (Fies), do Governo Federal.
Ajudar quem precisa
Pensando no próximo, Sinhoratti também resolveu criar um grupo no WhasaApp de redação, com o objetivo de ajudar seus amigos que têm dificuldades nos estudos, mas também sonham conquistar uma vaga em universidade federal. Além disso, a estudante frisa a importância dos governos e prefeituras olharem mais para as escolas localizadas nas zonas rurais, pois as unidades muitas vezes são esquecidas e abandonadas com a falta de recursos para uma melhor educação.
“Eu sempre quis passar para outras pessoas, e como eu estava indo bem na redação, eu criei um grupo de redação com quem estudavam no meu colégio. Agora estou tentando ajudar novamente os que estão aqui na zona rural e que têm essa educação no campo, onde é sempre um pouquinho mais precário e precisa de mais atenção. Creio que as pessoas deveriam ter mais ênfase para as escolas do campo, que a gente precisa também que uma educação de qualidade, porque a gente pode alcançar os nossos objetivos”, concluiu.
Luísa cursou o ensino fundamental na Escola Municipal Henriqueta Rainha de França, quando o Ensino Médio foi na Escola Estadual José de Lima Barros, do Distrito de Faval, ambas localizada no Município de Nossa Senhora do Livramento, em Mato Grosso. A jovem agradeceu a todas as pessoas envolvidas nessa conquista, e pontuou gratidão por ter conquistado mais um sonho.
Resultado do Sisu
O Ministério da Educação divulgou nessa sexta (16) os resultados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para vagas em universidades e instituições de ensino públicas de todo o país. Os candidatos que não forem chamados nesta etapa poderão entrar em uma lista de espera que abre também nesta sexta. O resultado do 1º processo seletivo de 2021 pode ser conferido no site do Sisu.
Fatos e fotos do site RD News