Forte chuva com granizo, alagam ruas, derrubam árvores e causam estragos em cidades de MT

A forte chuva que caiu na tarde de ontem quarta-feira (1°) em Sorriso, a 420 km de Cuiabá, deixou ruas alagadas, arvores caídas e assuntou moradores. Um vídeo feito dentro de uma papelaria mostra os estragos causados pelo temporal. De acordo com moradores, pedras de granizo também caíram durante a tempestade.

A prefeitura informou que um Comitê para avaliação dos prejuízos da chuva está reunido e, em breve, serão anunciadas as medidas tomadas diante do cenário que a cidade vive.

egundo a meteorologista Josélia Pegorim, com o calor armazenado na atmosfera e a umidade disponível, são formadas nuvens bastantes carregadas, o que provoca fortes pancadas de chuva.

Ainda de acordo com Josélia, às vezes a chuva não é tão intensa, mas o vento é forte e, por isso, em algumas situações tem a queda de granizo.

“Esse tipo de nuvem é muito comum na primavera e fica ainda mais comum durante o verão. É uma situação corriqueira nos próximos meses. As condições de chuva vão aumentar no próximo fim de semana por causa de uma frente fria que vai avançar até o norte de Minas Gerais”, explicou.

A capital Cuiabá também foi atingida pelo temporal

Uma tempestade também assustou moradores e provocou estragos na tarde de segunda-feira (30/10), em Cuiabá. Vídeos e fotos registrados por populares mostram diversas ruas da capital alagadas, árvores caíram e inúmeros locais sem energia. Além disso, em algumas avenidas, a sinalização semafórica ficou desregulada. 

A diretora da Escola Estadual Prof. Ulisses Cuiabano, Aline de Andrade, enviou ao g1 vídeos que mostram uma árvore que caiu no pátio da escola em decorrência da forte ventania. Segundo ela, não houve feridos porque os alunos estavam em sala de aula.

De acordo com a Defesa Civil de Cuiabá, os pontos mais afetados foram na Avenida Beira Rio e o Bairro Lixeira, onde muitas árvores foram derrubadas pela força do vento.

Já a concessionária de energia da capital relatou que está atuando em regime de contingência, com reforço de equipes, por causa do temporal. Segundo a empresa, seis mil clientes ficaram com problemas, sendo a maior parte na região central, com mais de 500 ocorrências em atendimento na tarde.

A orientação da concessionária para a população é de caso avistem um cabo partido, ainda que seja de telefonia ou internet, a recomendação é não tocar, pois ele pode estar energizado.