Frigorífico é interditado por não possuir condições sanitárias para o funcionamento
Um frigorífico abatedouro de Mirassol D’Oeste, a 329 km de Cuiabá, foi interditado e teve as atividades suspensas por não possuir condições estruturais e sanitárias para funcionamento, segundo o Ministério Público de Mato Grosso (MPMT). O local foi interditado na última quinta-feira (04/05), mas o caso foi divulgado nesta segunda-feira (08/05).
Caso a empresa não cumpra a ordem, será aplicado multa diária no valor de R$ 1 mil, limitada ao total de R$ 50 mil. A decisão estabelece a interrupção do abate de animais, transporte, fornecimento e comercialização de produtos de origem animal.
A empresa Matadouro União Ltda ME e o proprietário foram acionados pelo MPMT.
O site tentou contato com a empresa, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
Segundo o MP, apesar da empresa estar inscrita no Serviço de Inspeção Municipal de Mirassol D’Oeste, diligências e vistorias realizadas pelo órgão constataram diversas irregularidades, como o não funcionamento conforme a legislação; ausência de condições higiênicas sanitárias, com elevado risco microbiológico do produto; não há controle de temperaturas; não há programa de análise de perigos e pontos críticos de controle (APPCC).
O MP também informou que foi apontado que não há controle de pragas, registros diários de monitoramento da higienização pré-operacional e ação corretiva, rastreabilidade e recolhimento e inexiste manutenção de médico veterinário como responsável técnico, que deve ser corresponsável com a direção do estabelecimento pelo controle de qualidade dos produtos.
De acordo com o MP, existe risco iminente de consumo de produtos sujeitos a desenvolver infecções, toxinfecções e zoonoses (brucelose, hidatidose, salmonelose, clostridiose), além do complexo teníase-cisticercose.
Com o site G1 de Mato Grosso