Governo de MT nomeia 160 policiais penais aprovados em concurso há 4 anos
O governador Mauro Mendes (DEM) nomeou nesta terça-feira (16) 160 policiais penais, aprovados no concurso realizado em 2017. A nomeação foi feita depois de realização de manifestações e cobranças públicas pela nomeação dos aprovados. Também foram nomeados 26 delegados e 15 auditores.
A convocação irá atender unidades que estão com o efetivo no limite. Um único policial penal, em determinados horários, é responsável pela escolta e custódia de 120 detentos, segundo o deputado João Batista (Pros).
O concurso para agente penitenciário foi lançado pelo governo do estado em 2016. No entanto, as provas foram aplicadas em 2017. Nem todos os aprovados foram nomeados, até então, pelo governo do estado.
Em sua defesa, o governo dizia ter o número adequado de agentes/policiais penais pelo número de presos no sistema penitenciário de Mato Grosso.
De 2019 a 2021, o governo do estado ampliou as vagas no sistema prisional e os aprovados no concurso pressionaram o governo para a nomeação dos aprovados.
Outras nomeações
Também foram nomeados pelo governador Mauro Mendes 26 delegados e 15 auditores. O concurso para formação de cadastro de reserva para o cargo de Delegado de Polícia Substituto foi publicado em 2017 e vinha sendo prorrogado pelo governo já o concurso da Controladoria Geral do Estado teve seu edital divulgado em 2014 e também vinha tendo sua validade prorrogada.
Para o secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, as nomeações utilizam sempre o caráter técnico, de acordo com as necessidades do estado. “É mais um avanço, além das obras e reformas nas unidades penais. Cada vez mais o estado avança na Segurança Pública”, disse.
Com G1 de Mato Grosso