Grito dos Excluídos terá atos nas principais cidades de Mato Grosso
Os organizadores da 27ª edição do Grito dos Excluídos e Excluídas em Mato Grosso confirmaram a realização de atos públicos nesta terça-feira (07/08) nas principais cidades do estado, incluindo Cuiabá e Rondonópolis. O evento ocorre em todo o país e neste ano traz como tema ‘A vida em primeiro lugar”, em alusão aos retrocessos e aos movimentos antidemocráticos.
Com a participação de religiosos, sindicalistas, estudantes e ONGs ligadas às chamadas minorias, o evento destacará a luta dos mais pobres por participação popular, saúde, moradia, trabalho e renda. Outra pauta que ganha força esse ano é o combate à inflação, que atinge principalmente os alimentos.
Os eventos terão formato e horários diferenciados, definidos pela organização em cada município (veja abaixo). Em Rondonópolis está prevista a realização de uma caminhada, às 07 horas da manhã, saindo da Praça dos Carreiros até o Casario.
Em Várzea Grande, também no período da manhã, haverá distribuição de cestas básicas e um debate sober a situação do país no acampamento dos sem teto, no ginásio Mapim. Já na capital haverá um ato inter-religioso, seguido de uma caminhada até o jardim Vitória.
O padre Reinaldo Braga Júnior, da CNBB/Oeste, destacou que os eventos são pacíficos e visam estimular a reflexão da população sobre a necessidade de amparar os mais pobres e incluir quem está à margem da cidadania.
“Na nossa ação evangelizadora temos procurado sempre lembra que evangelizar é humanizar. Deus nos concedeu essa missão primária de lutar pela vida, ajudar-nos mutuamente a sermos homens e mulheres com vida digna e plena. Que o nosso grito tenha eco e fecunde as mentes e os corações das pessoas, que a nossa palavra seja de luz e esperança”, destacou.