Homens armados invadem igreja e matam 50 fiéis e deixam dezenas feridos
O ataque no domingo contra uma igreja católica na Nigéria, executado por homens armados e com explosivos, deixou 21 mortos e vários feridos, informou o governo local nesta segunda-feira.
Richard Olatunde, porta-voz do governo do estado de Ondo, afirmou que uma explosão com dinamite aconteceu dentro da igreja na cidade de Owo. Em seguida, homens armados abriram fogo pelas janelas durante a celebração de uma missa.
O ataque, que foi denunciado como um “odioso assassinato de fiéis” pelo presidente Muhammadu Buhari, não foi reivindicado por nenhum grupo.
O atentado aconteceu durante a missão da manhã na igreja católica St Francis da cidade de Owo, no estado de Ondo, que geralmente não é afetado por ataques de jihadistas e dos grupos criminosos ativos em outras regiões do país.
O presidente do país, Muhammadu Buhari, condenou o ataque, chamando-o de “hediondo”. A identidade dos agressores e a motivação do ataque ainda estão sendo investigados.
A mídia nigeriana informou que homens armados atiraram contra os fiéis e detonaram explosivos na igreja. Entre os mortos estão mulheres e crianças. Vídeos que parecem ter sido registrados na cena do ataque mostram corpos de fiéis em poças de sangue enquanto pessoas ao redor choram.
Funmilayo Ibukun Odunlami, porta-voz da polícia do estado de Ondo, onde fica a cidade de Owo, confirmou que o ataque ocorreu na Igreja Católica de São Francisco em Owo e disse que a polícia emitirá uma nova declaração em breve. “Ainda é cedo para dizer quantas pessoas morreram” disse Ondulami.