Hospital Geral pega fogo na madrugada e pacientes são removidos
Pacientes do Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá (HG) foram removidos às pressas na madrugada desta terça-feira (19) após incêndio em uma das alas da enfermaria. O fogo começou em ar-condicionado e se alastrou rapidamente. Apesar do susto, ninguém se feriu.
Segundo informações da Polícia Militar, a equipe foi acionada para atender a ocorrência às 00h24. Diante do número de pacientes a serem transferidos para longe do setor em chamas, outras equipes do polícia, Corpo de Bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também foram chamados.
O Corpo de Bombeiros combateu as chamas rapidamente e, segundo a diretora do hospital, nenhum paciente se feriu. A ala de enfermaria atingida pelo fogo estava vazia.
Em nota, o HG explicou que para segurança e conforto dos pacientes por conta do cheiro de fumaça, alguns foram transferidos para o antigo Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (PSMC) e Hospital Estadual Santa Casa.
Todos pacientes removidos são adultos e devem voltar para a unidade em breve.
A direção do hospital informou que o fogo começou por causa de curto circuito em ar condicionado e que a brigada já tomou as medidas iniciais até a chegada dos bombeiros.
Um dos militares precisou de atendimento médico ao relatar dores do peito por ter inalado fumaça.
Confira nota
A direção do Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá informa que na noite de ontem, por volta das 23h30 teve um curto-circuito em um aparelho de ar-condicionado de uma enfermaria do primeiro andar que estava vazia, o que gerou um pequeno foco de incêndio, sendo rapidamente identificado pela nossa brigada de incêndio que tomou as medidas iniciais de combate ao fogo e rapidamente foi controlado pela atuação eficaz e primorosa do Corpo de Bombeiros.
Após vistoria e constatação de que os danos foram apenas nesse local, a instituição foi higienizada e os pacientes retornaram aos seus leitos.
Nenhum paciente ou colaborador sofreu quaisquer danos e os pacientes em UTI não precisaram ser removidos.
Para maior conforto, 19 pacientes foram transferidos pela equipe do SAMU para as enfermarias do antigo PSMC e Hospital Estadual Santa Casa. Eles devem retornar ao HG ao longo do dia de hoje.
Agradecemos também o apoio da polícia militar e dos nossos colaboradores que foram ágeis e não mediram esforços para garantir a tranquilidade e normalidade diante desta situação.
Fonte:GD