IBGE tem 1,7 mil vagas disponíveis para o censo em MT

O processo seletivo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu quase 1,7 mil vagas em Mato Grosso para ampliar a equipe durante a pesquisa do Censo Demográfico 2022. As vagas disponíveis agora cumprem o objetivo de preencher aquelas que não foram ocupadas durante o primeiro processo seletivo.

Os interessados precisam ter o ensino fundamental completo e não será cobrado taxa de inscrição e nem prova. Os trabalhadores selecionados irão atuar em 139 municípios do estado durante o levantamento do Censo deste ano.

A seleção ocorre através de análise de currículo e as inscrições se encerram na próxima quarta-feira (15/06).

No país, o IBGE possui quase 50 mil vagas temporárias para este tipo de trabalho.

Os candidatos selecionados ainda irão passar por um treinamento obrigatório antes do início da coleta dos dados e das atividades em campo previstas para agosto a outubro. O resultado final será divulgado no dia 30 deste mês.

Em abril, houve um processo seletivo simplificado com prova. Agora, as vagas abertas são para uma fase complementar com objetivo de preencher aquelas que não foram ocupadas na primeira avaliação.

Os candidatos aprovados nos dois modelos irão passar pelo mesmo treinamento durante os dias 18 e 22 de julho.

O que é recenseador?

As vagas abertas em Mato Grosso e em outros estados no IBGE são voltadas para a funçaõ de recenseador. Neste tipo de cargo, o trabalhador fica responsável por visitar as residências e entrevistar os moradores com intuito de coletar os dados para embasar a pesquisa demográfica do IBGE.

Em regra, são 25 horas trabalhadas por semana e a remuneração costuma ser mensurada por produtividade, ou seja, pelo número de residências visitadas e pessoas entrevistadas.

Há ainda um diferencial que pesa nesse cálculo em relação ao modelo de pesquisa em que o recenseador está responsável, como, por exemplo, se está com o formulário básico ou por amostra.

É trabalho temporário?

Sim, as vagas para recenseador têm uma previsão de duração de até três meses, mas podem ser renovados.

Com G1 de Mato Grosso