Indios tentam invadir pchs e são recebidos a tiros por seguranças
Indígenas da etnia Enawenê Nawê foram surpreendidos com balas de borrachas disparadas por seguranças de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), localizadas no rio Juruena, entre os municípios de Sapezal e Campos de Júlio. Os ataques ocorreram quando um grupo ia protestar contra as PCHs na tarde desse domingo (25/06). Vídeos gravados mostram todos os ataques dos seguranças. Hydria Participações e Investimentos S.A, responsável pelas hidrelétricas instaladas na região, até o momento não se manifestou com relação aos ataques.
Imagens que circulam nas redes sociais, mostram os indígenas correndo dos disparos dos seguranças. Em um vídeo gravado por uma das vítimas, os disparos começam quando os indígenas chegam às margens do rio e são avistados pelos seguranças. Em seguidas, os indígenas voltam desesperados. Durante todo o ataque, os seguranças gritam frases de ordem
Informações iniciais apontam que o motivo do protesto dos indígenas seria um acordo firmado há cerca de 10 anos.
Ao Site, a Polícia Civil de Sapezal confirmou os ataques e informou que equipes estão no local coletando informações. Força Tática também auxilia.