Justiça eleitoral orienta o eleitor levar a colinha para votar com mais rapidez

A Justiça Eleitoral orienta a eleitora e o eleitor a levar uma colinha com os números das candidatas e dos candidatos escolhidos. O uso da cola em papel é permitido inclusive na cabine de votação, o que agiliza e facilita a digitação dos números na urna eletrônica. A orientação já é conhecida de outras eleições, mas neste ano se mostra mais necessária porque a sequência de votação teve alterações.

Além disso, a cola eleitoral se tornou ainda mais importante, uma vez que a legislação proíbe expressamente que os eleitores levem o celular até a urna. Ou seja, as anotações feitas no celular não poderão ser utilizadas na hora do voto.

Neste domingo, mais de 2,4 milhões de mato-grossenses escolherão os próximos representantes no Legislativo e Executivo. No estado, são 24 vagas para deputado estadual, 8 para deputado federal e 1 para senador. Também estão em disputa o cargo de governador e presidente da República.

O Eleitor deverá ficar atento a sequência de votação na urna que será da seguinte forma:

– Deputado Federal: 4 dígitos

– Deputado Estadual: 5 dígitos

– Senador: 3 dígitos

– Governador: 2 dígitos

– Presidente: 2 dígitos

Vale lembrar que haverá um intervalo de alguns segundos após a confirmação de cada voto, sendo que, a cada etapa, a urna emitirá um sinal sonoro.

O eleitor deverá ficar atento quanto ao horário da votação que começará as 07:00h e irá até as 16:00h no horário local.

O eleitor poderá consultar o local da votação consultando o site do tse, ou clicando aqui, lembrando que deve comparecer a zona eleitoral munido do título e um documento com foto.

Terminado a votação o eleitor deve finalizar apertando a tecla verde e observando a informação na tela da mensagem FIM.