Lei que libera a caça esportiva é rejeitada por mais da metade da população
Após ganhar repercussão nacional nos últimos meses, o projeto de lei do deputado estadual Gilberto Cattani (PL) que pretendia liberar a caça esportiva em Mato Grosso, foi retirado de pauta na sessão da última quarta-feira (17/08).
Em uma enquete realizada pelo site, foi constatado que 67% da população é contra a liberação do projeto, outros 18% são a favor com a condição de que haja regras rígidas e 15% concorda com o parlamentar, considerando que outros lugares autorizam a prática.
O projeto causa muita polêmica e chamou atenção de uma ativista da causa animal, que por meio de sua rede social alegou que o projeto era inconstitucional. A Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema) também se manifestou contrária e retirou o assunto de pauta durante a reunião da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, que ocorreu na última terça-feira (16).
Projeto
O Projeto de Lei (PL) nº 16/2022 visa o ‘o aumento da interação entre o homem e natureza’, o fomento do ‘espírito associativista’ para a prática do esporte, o controle populacional de espécies consideradas ameaças ao meio ambiente, incentivo a conservação e manutenção de habitats e conservação de espécies ameaçadas de extinção.
Ainda segundo a proposta, a liberação da caça poderá fomentar a relação do homem com a natureza, além de ajudar no controle de espécies que ameacem o ecossistema.
Com Gazeta digital