Leitos de UTI Covid que estavam suspensos são reativados no Hospital Regional
Os 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para Covid-19 que tinham sido temporariamente suspensos, no dia 11 de maio, voltaram a funcionar nesta semana no Hospital Regional de Sinop, a 503 km de Cuiabá.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), a suspensão temporária aconteceu por causa do não cumprimento de normas e requisitos técnicos por parte da empresa prestadora do serviço.
A reativação ocorreu após a contratação de uma nova empresa para gerenciar os leitos e, atualmente, sete pacientes já estão internados nessas vagas.
Também houve o cumprimento do prazo estipulado pelo Poder Judiciário para a continuidade do serviço. Agora, a unidade regional volta a disponibilizar o total de 29 leitos de Terapia Intensiva e 29 de enfermaria Covid-19.
De acordo com o diretor da unidade, Jean Alencar, em nenhum momento houve a descontinuidade de assistência hospitalar à população, tendo em vista que o Sistema Único de Saúde (SUS) em Mato Grosso conta com mais de 600 leitos intensivos Covid-19, dos quais 100 estão vagos e disponíveis para a população.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) notificou, até este sábado (22/05), 393.254 casos de Covid-19 em Mato Grosso. Foram 10.646 mortes pela doença, desde o início da pandemia no estado.
Em Sinop, mais de 20 mil casos já foram notificados.
Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 442 internações em UTIs públicas e 330 em enfermarias públicas no estado. Isto é, a taxa de ocupação está em 84,67% para UTIs adulto e em 38% para enfermarias adulto.
Com G1 de Mato Grosso