Mandala construída em Mato Grosso tem 28 metros a mais do que a maior do mundo
Você sabia que uma das maiores mandalas do mundo fica em Mato Grosso? A Mandala dos Anjos começou a ser planejada há 24 anos e ainda está em construção, porque todo o trabalho foi feito por voluntários. O monumento, localizado a 9 km da Praça Central de Chapada dos Guimarães, na Estrada Cachoeira Rica, tem 42 metros de diâmetro, com 72 anjos e quatro portais.
Oficialmente, segundo o Guinness World Records – o livro dos recordes –, a maior mandala foi registrada em março de 2015, na China, com 14,23 metros de diâmetro. Ela demorou 10 anos para ser planejada, projetada e construída.
Um dos coordenadores do local onde fica a mandala de Mato Grosso, André Lang, disse que um dos visitantes em Chapada dos Guimarães sugeriu registrar o monumento no Guinness, no entanto, o custo era alto e o local não tinha condições financeiras para entrar com o processo.
A construção do monumento começou em 2000 com as obras de infraestrutura e a construção da parte central formada por uma casa de sete lados. Em 2010, começou uma nova etapa que se estendeu do centro para todo o círculo, abrigando 72 anjos.
De acordo com os coordenadores do local, André Lang e Cristina Rivas, cada uma das estátuas possui 1,80 metro de altura.
Em 2020, o grupo finalizou a parte estrutural e decidiu abrir para visitações. Foi feito um projeto de apresentação da mandala e cronogramas para levar a experiência aos visitantes. O local começou a receber turistas em 2022.
A mandala ainda não foi finalizada e o projeto original ainda inclui a construção de um mirante, ajardinamento, acabamento, fonte de água e iluminação.
“Os visitantes chegam de uma forma e saem de outra, bem melhor. É muito gratificante ver os olhos brilhantes de cada pessoa que entra no círculo e se sente acolhida. Um amor que vai além dos rótulos, religiões, crenças, raças. É algo muito belo”, disse André Lang.
De acordo com os gestores do local, cada parte da mandala tem um sentido. A edificação segue princípios de uma sabedoria ancestral ligada a diversas áreas: angeologia, geometria sagrada, cabala, astrologia, radiestesia, entre outros.
O foco é criar um ponto de meditação, de contato com boas energias, elevar a frequência para gerar uma reflexão sobre as crenças individuais. É um espaço ecumênico aberto a todas as religiões e crenças.
Já os anjos estão muito presentes nas escrituras sagradas de diversos povos e culturas, como nas civilizações hinduístas, chinesa, egípcia, grega, não só uma imagem cristã.
“A expressão ‘anjo’ vem do latim e significa mensageiro. São mensageiros da luz divina para nos inspirar, proteger, guiar e orientar. A luz emanada chega através dos 72 canais de energia e cada um deles é governado por um anjo”, explicaram.
As mandalas são símbolos da integração e da harmonia. Para os monges tibetanos, a mandala representa as diversas dimensões da consciência espiritual e o estado de iluminação.
Nas culturas oriental e ocidental, a mandala passou a simbolizar harmonia, unidade, totalidade e cura.
Como funciona a experiência?
O passeio tem duração de duas horas e é guiado por voluntários que dão assistência para os participantes, com explicações sobre os anjos, a vivência na mandala e a história do local.
Para ir até a Mandala dos Anjos, é preciso fazer um agendamento prévio e pagar uma taxa de R$ 99, que é destinada para a manutenção do local.