Massa de frio da Antártida vai derrubar temperaturas em Mato Grosso
Previsões do tempo apontam que, na próxima quinta (20/08), a Capital vai chegar a 12 graus. Isso um dia após, na quarta (19), a temperatura bater a casa dos 40 graus, segundo o Instituto Nacional de Meteologia (Inmet). Mesmo com frio, não há probabilidade de chuvas. Segue a estiagem.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a queda brusca de temperatura se deve a uma massa de ar frio vindo da Antártida. Ela chega ao país na quarta e favorecerá as baixas temperaturas. “A partir do dia 21, o frio avança sobre Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, sul de Goiás e sul de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e chega também a Rondônia, fazendo com que as temperaturas caiam acentuadamente nestes estados”, diz em boletim.
A semana começa com o tempo quente e seco. A máxima desta segunda é de 39 graus e, para terça, é esperado temperatura de 39º. Inclusive, o Inmet emite aviso de perigo para Cuiabá e outras 136 cidades de Mato Grosso para o baixo nível da umidade do ar. O fenômeno pode causar ressecamento da pele, desconforto nos olhosl, boca e nariz, além de favores incêndios florestais.
O pico do calor de 40º dessa semana é previsto para a tarde desta quarta (19). A partir daí, a temperatura irá começar a cair, oscilando por volta de 30º. Na noite de quinta para a sexta, a temperatura começa a cair bruscamente até chegar a mínima prevista de 12 graus.
O nível da umidade do ar também deve melhorar na sexta (21), registrando mínima de 40%, o que ainda é considerado baixo para a Organização Mundial da Saúde (OMS), que prevê um nível ideal de 50% a 80%.