Mato Grosso confirma mais uma morte pelo Covid-19
A secretaria de Saúde de Nova Mutum (a 242 km de Cuiabá) confirmou, na noite deste domingo (3), a primeira morte de um paciente do município por Covid-19. Ele estava internado no hospital regional de Sinop (a 500 km de Cuiabá). Esta é a 13ª pessoa que perde a vida no Estado por conta do novo coronavírus. O homem, de 47 anos, era obeso. Na manhã de hoje, o secretário estadual de Saúde Gilberto Figueiredo também informou que a morte entrou na contabilidade do governo.
Conforme a prefeitura, o paciente estava internado na UTI. Ele havia procurado atendimento em 23 de abril, apresentando quadro de síndrome gripal leve. Sendo assim, foi orientado a permanecer em isolamento social dentro de casa.
Porém, três dias depois ele retornou ao pronto atendimento apresentando falta de ar, mal estar e tosse, sendo encaminhado ao hospital municipal, onde começou a receber oxigênio por máscara. Como houve piora, ele precisou ser entubado.
A transferência do paciente para Sinop se deu em 27 de abril. O teste positivo para coronavírus foi realizado pelo Lacen. Ele foi o segundo, da cidade, a testar positivo para a nova doença.
O homem sofria de obesidade, doença que causa quadros mais severos da doença. O Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus lamentou a morte e ressaltou que medidas como isolamento social, uso de máscaras, distanciamento social e cuidados redobrados com a higiene ajudam a conter a proliferação do vírus.
Os casos continuam sendo monitorados pela prefeitura e não está descartada a reavaliação de medidas com o objetivo de conter a Covid-19.
A secretaria Estadual de Saúde notificou até a tarde deste domingo (3), 337 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso. Os casos confirmados estão em Cuiabá (144), Rondonópolis (50), Sinop (20), Várzea Grande (16), Cáceres (10), Tangará da Serra (9), Primavera do Leste (9), Mirassol D’Oeste (8), Jaciara (8), Lucas do Rio Verde (7), São José dos Quatro Marcos (6), Nova Mutum (5), Barra do Garças (4), Ipiranga do Norte (3), Confresa (3), Rio Branco (2), Querência (2), Poconé (2), Peixoto de Azevedo (2), Jangada (2), Curvelândia (2), Canarana (2), Aripuanã (2), Alta Floresta (2), Vila Bela da Santíssima Trindade (1), União do Sul (1), Poxoréu (1), Pontes e Lacerda (1), Pontal do Araguaia (1), Nova Monte Verde (1), Lambari D’Oeste (1), Conquista D’oeste (1), Campo Novo do Parecis (1) e residentes de outros Estados (8).
Nas últimas 24 horas, surgiram 4 novas confirmações em Cuiabá (3) e Várzea Grande (1).