Mato Grosso deve registrar baixas temperaturas nesta semana, aponta previsão meteorológica
mato Grosso deve registrar baixas temperaturas em várias cidades e Cuiabá deve registrar 7°C nesta semana, segundo o Climatempo. Nesta segunda-feira (16/05), o frio começa a chegar em Mato Grosso, especialmente no oeste e sul do estado, segundo os meteorologistas.
O período entre 16 e 22 de maio de 2022 será marcado por intenso resfriamento sobre muitas áreas do país, e Mato Grosso está incluso.
Uma nova massa de ar frio de origem polar se espalha sobre a região causando uma forte queda da temperatura.
De acordo com a previsão, sexta-feira (20) deve ser o dia mais frio da semana, fazendo 7°C. A máxima registrada nesta data deve ser 23°C.
O segundo dia mais frio será na quinta-feira (19), quando os termômetros devem marcar a mínima de 8°C e máxima de 22°C.
Confira previsão meteorológica desta semana para Cuiabá:
- Segunda-feira (16): mínima 18°C e máxima 26°C. Possibilidade de garoa.
- Terça-feira (20): mínima 16°C e máxima 26°C. Sem possibilidade de chuva.
- Quarta-feira (21): mínima 12°C e máxima 22°C. Sem possibilidade de chuva.
- Quinta-feira (22): mínima 8°C e máxima 22°C. Sem possibilidade de chuva.
- Sexta-feira (23): mínima 7°C e máxima 23°C. Sem possibilidade de chuva.
Além disso, os ventos de um ciclone extratropical que se organiza na costa da região sul injeta muita umidade e muitas nuvens se formam.
Esta semana será a mais fria do ano até agora para a maioria das áreas do Sudeste e do Centro-Oeste do Brasil. Para o Sul do Brasil também é esperado um frio intenso, mas que não deve ser incomum para maio.
Rondonópolis pode bater 3º C
Esta nova frente fria que chegou neste fim de semana em Mato Grosso, fez a temperatura cair em Rondonópolis. O frio chegou na tarde desta segunda feira (16/05) e deve mudar a rotina na cidade pelo menos até o final da próxima semana.
Conforme o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) os termômetros podem chegar à casa dos 3 ºC na próxima quinta-feira (19) a mais baixa temperatura registrada neste ano.
Além da massa polar, a queda na temperatura é impulsionada pelo excesso de nebulosidade (que dificulta a passagem dos raios solares), pelo vento frio e por chuvas esparsas na região.
A combinação de fatores também afeta a sensação térmica, reforçando a impressão de que o frio é ainda maior que o verificado nos termômetros.