Mato Grosso mira eventos internacionais de automobilismo

A construção do Parque Novo Mato Grosso, local que será um dos maiores espaços multieventos da América Latina, faz Mato Grosso começar a mirar, a partir de 2024 grandes eventos internacionais de automobilismo e de entretenimento geral.

Contando no currículo com a organização de uma Copa do Mundo, em 2014, o estado apresenta boas credenciais. Uma das competições aventadas seria o Campeonato Mundial de Motovelocidade (Moto GP).

“Eventos esportivos que poderemos atrair, são diversas categorias da fórmula nacional e com pretensões de algo na área internacional. [O projeto] nasce com a intenção de ser um autódromo noturno, será o primeiro do Brasil deste tipo. Iremos homologá-lo e atenderá todas normas exigidas no mundo”, explicou o governador Mauro Mendes.

Dentre os eventos cogitados, Mauro Mendes citou o Campeonato Mundial de Motovelocidade (Moto GP). “Hoje, só um [autódromo] na América Latina está apto”, lembra ele.

“Estamos projetando esse autódromo para atender as normas internacionais de todas as modalidades de automobilismo e colocar aqui mais de 100 mil pessoas nas corridas. Esse parque foi concebido para o dia a dia das pessoas, para as famílias terem um espaço de convivência e lazer. Todos vão ter orgulho de vir aqui”, completou Mauro.

Com o autódromo de padrão internacional, a expectativa do governo é trazer grandes eventos mundiais para Mato Grosso. Entre os ‘alvos’ estão o Moto GP, Fórmula Indy e um sonho mais distante de uma etapa da Fórmula 1. Este último, bem mais difícil de acontecer, devido a questão de logística.

Na segunda fase, conforme Mauro Mendes, a intenção é construir um grande espaço para encontros e shows. “O objetivo é atrair diversos eventos. Tivemos aqui em Mato Grosso já a Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação (Agrishow). A última que realizamos foi em Rondonópolis. Eles deixaram de vir pela falta de infraestrutura. Não tinha hotéis, restaurantes, capacidade. Cuiabá tem rede hoteleira bastante consagrada, sediamos a Copa do Mundo em 2014”.