Mato Grosso vai receber a vacina contra a Covid-19 em janeiro
O governador Mauro Mendes (DEM) confirmou, nesta terça-feira (20/10) que Mato Grosso receberá o primeiro lote de vacinas contra a covid-19 em janeiro de 2021.
Segundo o estado, a informação foi oficializada pelo ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, durante reunião por videoconferência nesta tarde.
Durante a reunião, que contou com a maioria dos governadores do país, as empresas que têm desenvolvido a vacina atualizaram os cronogramas, capacidade de produção e o estágio de desenvolvimento das vacinas.
De acordo com o ministro, as primeiras 46 milhões de doses serão da vacina CoronaVac, desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica Sinovac.
A testagem da vacina chinesa contra a Covid-19 começou a ser feita neste mês pelo Hospital Universitário Júlio Müller, em Cuiabá, como centro aplicador.
A primeira voluntária a receber a dose foi a médica infectologista do HUJM, Giovana Volpato Pazin Feuser.
Nesta fase, está sendo disponibilizada somente a voluntários profissionais de saúde, que são mais expostos aos vírus.
A distribuição a todos os estados ocorrerá em janeiro de 2021. Serão distribuídas outras 15 milhões de doses em fevereiro e mais 40 milhões em junho.
Já no segundo semestre do próximo ano, a previsão é que sejam disponibilizadas mais 165 milhões de doses da vacina desenvolvida pela empresa AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford e Fiocruz.
Os primeiros a receberem as doses serão os profissionais da Saúde e as pessoas que se enquadram nos grupos de risco.
Em seguida, toda a população será vacinada gratuitamente por meio do Plano Nacional de Imunizações (PNI).
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) notificou, até esta terça-feira (20), 137.287 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso e 3.744 óbitos em decorrência da doença.
Do total, 14.404 estão em isolamento domiciliar e 118.568 estão recuperados.
Com G1 de Mato Grosso