Morava em Rondonópolis, fã que morreu em show de Taylor Swift
A fã que morreu após passar mal no show da cantora Taylor Swift, no Rio de Janeiro, na sexta-feira (17/11), foi identificada como Ana Clara Benevides Machado. A jovem tinha 23 anos, estudava psicologia e morava em Rondonópolis, em Mato Grosso, mas era de Sonora, cidade que fica na divisa de Mato Grosso com Mato Grosso do Sul.
A Prefeitura do Rio informou que Ana teve uma parada cardiorrespiratória e que o Instituto Médico Legal (IML) vai atestar a causa da morte, ainda desconhecida.
A TF4, organizadora do show, afirma que ela foi prontamente atendida por socorristas e encaminhada ao hospital depois.
A TV Globo apurou que o pai e uma prima de Ana embarcaram às 6h deste sábado para o Rio.
A Secretaria Municipal de Saúde do Rio afirmou em nota que Ana chegou ao Hospital Municipal Salgado Filho às 20h50, em parada cardiorrespiratória. “Foram feitas manobras de reanimação, mas, infelizmente, ela não resistiu”, diz o texto.
Dia quente
Taylor está no Brasil para uma série de seis shows pela “The Eras Tour”, três no Rio e três em São Paulo. A apresentação desta sexta foi a primeira, no estádio Nilton Santos, o Engenhão.
Há relatos de que diversos fãs passaram mal. O Rio teve um dia quente, com temperatura máxima de 39,1°C, segundo o Inmet.
Os fãs também se queixaram de que foram impedidos de entrar com garrafas de água, o que costuma acontecer nesse tipo de evento. Taylor chegou a interromper a apresentação e deu água a quem estava perto do palco.
O ministro da Justiça, Flávio Dino, ordenou uma apuração sobre o acesso à água potável e o prefeito do Rio, Eduardo Paes, determinou medidas para proteger o público do forte calor.
O Corpo de Bombeiros do RJ informou que a T4F cumpriu todas as exigências relacionadas às condições de segurança contra incêndio e pânico.
Sonho era ver Taylor
Amigos de Ana afirmaram que a jovem amava a cantora norte-americana e estava realizando um sonho ao viajar para assistir ao show da artista.
Nas redes sociais, a jovem compartilhou vídeos do caminho até o Engenhão. Em uma das imagens, Ana aparenta estar animada com a apresentação.
Já em outro trecho, ela diz que chegou ao estádio por volta das 11h. Ana aparece se abanando e debaixo de uma sombrinha. O vídeo também indica que estava 35ºC no momento da gravação, feita por volta das 13h.
A família de Ana mora em Sonora (MS), mas ela vivia em Rondonópolis para estudar. A jovem cursava psicologia na Universidade Federal de Rondonópolis (UFR).
A Associação Atlética Acadêmica de Psicologia da UFR, da qual Ana fazia parte, publicou uma nota desejando condolências à família e aos amigos.
Nota da cantora
Taylor Swift divulgou uma nota nas redes sociais, durante a madrugada deste sábado (18/11) lamentando a morte da fã.
“Não acredito que estou escrevendo essas palavras, mas é com o coração partido que digo que perdemos uma fã hoje à noite”, escreveu a cantora.
Taylor afirmou que estava arrasada pelo acontecido e que recebeu poucas informações sobre a morte da fã, “além do fato de que ela era incrivelmente linda e muito jovem”.
A cantora escreveu ainda que não falará sobre a morte da fã durante o seu próximo show, marcado para este sábado (19), já que se sente dominada pela dor quanto tenta tocar no assunto.
“Quero dizer que agora sinto profundamente essa perda e meu coração partido está com sua família e amigos.”
Taylor disse ainda que essa era a última coisa que imaginava que aconteceria quando decidiu trazer sua turnê para o Brasil.