Movimento por troca de nome da ferrovia estadual ganha força e votação será em regime de urgência
O projeto de lei que dá o nome de ‘Senador Vicente Vuolo’ à primeira ferrovia estadual de Mato Grosso ganhou 13 assinaturas, quantidade suficiente para tramitar em regime de urgência na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). A empresa que ganhou a concessão havia apresentado a ferrovia com o nome de Olacyr de Moraes, que foi um dos maiores sojicultores do estado.
O secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Cuiabá, Francisco Antônio Vuolo, filho do ex-senador Vicente Vuolo, disse que saiu contente da sessão ordinária da Assembleia, que debateu o tema.
Segundo ele, os deputados foram sensíveis ao apelo do Fórum Pró-Ferrovia em Cuiabá e aos membros das associações de moradores de bairros.
“Os deputados puxaram para si essa questão do nome da ferrovia e na próxima semana tudo estará solucionado. Os parlamentares tiveram respeito com a memória de meu pai, a ferrovia em Cuiabá era um sonho dele e lutou muito para que virasse realidade”, pontuou.
O deputado Wilson Santos (PSDB), autor da proposta, afirmou que o texto será votado na próxima sessão, marcada para quarta-feira (06/10).
Ferrovia estadual
O contrato de adesão junto à Rumo Logística S/A para a construção, implantação e exploração de 730 km da ferrovia, foi assinado no dia 20 de setembro.
Segundo o governo, depois da assinatura , a obra entra na fase de licença ambiental, a empresa passa por outras avaliações até estar apta para começar as construções.
Com G1 de Mato Grosso