Nova pesquisa diz que Lula amplia vantagem sobre Bolsonaro em 2022
A vantagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o presidente Jair Bolsonaro nas eleições de 2022 teve um leve aumento, segundo a mais recente pesquisa de intenção de votos divulgada pela Genial Investimentos e pela Quaest.
De acordo com os dados, Lula segue com quase a metade dos votos para presidente no primeiro turno e iria para o segundo turno com Bolsonaro, onde venceria a disputa.
Em cinco cenários de primeiro turno, Lula aparece à frente de Bolsonaro, oscilando entre 44% e 47% das intenções de voto – mais do que na pesquisa anterior, divulgada no início de julho, quando aparecia com 44% a 46%. Bolsonaro aparece com 25% a 26% – leve piora em relação à edição passada, quando detinha de 27% a 29%.
Na disputa de segundo turno, Lula teria 55% dos votos – ou 1 ponto porcentual (pp) a mais que na pesquisa passada -, enquanto Bolsonaro teria 30% – ou 3 pp a menos que no levantamento anterior.
A pesquisa realizou 2.000 entrevistas domiciliares entre os dias 26 e 29 de agosto em 27 unidades da federação brasileira, com índice de confiabilidade de 95%. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais (pp) para mais ou para menos – o que significa que Lula venceria as eleições presidenciais mesmo se fosse prejudicado por essa margem.
Os dados mostram também que 25% dos brasileiros não gostariam de ver nem Bolsonaro nem Lula vencendo as eleições presidenciais de 2022 – menos que os 28% observados no levantamento anterior – e que 23% prefeririam ver o presidente Bolsonaro reeleito (-3 pp). Outros 45% (+3 pp) preferem a vitória do ex-presidente Lula, e 7% não quiseram ou não souberam responder (+3 pp).
Com o site Terra.com Gustavo Nicoletta / Agência CMA (g.nicoletta@cma.com.br)