Nova pesquisa mostra Cláudio Ferreira liderando com 32,34% em Rondonópolis

Levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa Resultado – IPR, em parceria com o site Olhar Direto/Malujoa Comunicações, confirma o quadro de crescimento do candidato do PL à Prefeitura de Rondonópolis, Cláudio Ferreira, na reta final de campanha. Ele surge, a uma semana de votação, absoluto na liderança com 32,34% na modalidade estimulada, ou seja, quando os entrevistados recebem previamente o nome dos concorrentes.
O liberal sustenta liderança, acima de 5 pontos percentuais na frente do segundo colocado, Thiago Silva (MDB), que marcou 26,87% na amostragem.

O terceiro colocado na corrida eleitoral é Paulo José (PSB), que surgiu com 19,90%. Apesar de ainda não ter sido suficiente para lhe elevar até o topo, o quadro de Paulo também é evolutivo feito o de Cláudio, já que também cresceu, se comparado a outras pesquisas, contudo, é mais tímido do que o do primeiro colocado.

Já Thiago, que vinha surgindo na frente desde a pré-campanha, de acordo com outros levantamentos, vive situação de queda livre. O emedebista vem perdendo votos sobretudo para Paulo José (PSB), o que combinado com o crescimento de Cláudio alterou completamente o panorama do quadro eleitoral na cidade que possui o maior colégio eleitoral do interior.

Os números da pesquisa estimulada ainda foram completados por 5,22% dos ouvidos dizendo que votarão branco ou nulo e um quadro de 15,67% de indecisos.

Já o dono da maior rejeição é Paulo José (PSB), que herda essa condição do seu principal apoiador, o atual prefeito José Carlos do Pátio (PSB). Exatos 24,38% dos entrevistados não consideram em nenhuma hipótese votar em Paulo.

Espontânea

Com o levantamento sendo analisado de maneira espontânea, o que configura o entrevistador fazendo a pergunta direta sobre a preferência sem citar os nomes envolvidos, Cláudio também ficou na frente.

O candidato do PL foi preferido por 23,63% dos ouvidos, Thiago foi citado por 18,41% e Paulo o nome escolhido por 14,68%. Neste quadro, foram 2,74% optando pelo branco/nulo e um quadro de indecisos de 40,55%.

Rejeição

Neste quesito, Thiago Silva tem rejeição de 5,22% dos ouvidos, enquanto Cláudio Ferreira enfrenta rejeição de 4,98%.

Outros 51,99% declararam não rejeitar ninguém, abrindo margem para mudança de voto. Enquanto isso, outros 4,98% disseram rejeitar os três, com a lista sendo completada por 1,49% respondendo que votarão branco ou nulo e 6,97% se dizendo indeciso.

Perfil da Amostra

Técnicos do IPR visitaram 15 bairros da cidade, passando por regiões da Vila Operária, Cidade Salmen e Centro da cidade, abordando um total de 402 pessoas de maneira presencial, obedecendo critérios representativos e censitários de faixa etária, escolaridade, renda e gênero.
Dentro os entrevistados, 52,24% eram mulheres e 47,76% homens.

Os números foram colhidos entre os últimos dia 22 e 25 de setembro, sendo que a margem de erro apontada é de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%, indicando que se mais 100 amostragens fossem realizadas em 95 delas os números seriam os mesmos.

A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o protocolo MT-02093/2024.

Fonte: Site Olhar Direto