O que são os ETFs – entenda a novidade nas Criptomoedas!
Hoje, a equipe traz as principais informações sobre os ETFs do Bitcoin. Então aqui você fica por dentro de tudo que acontece todos os dias.
Marcou o mercado de criptomoedas nos últimos dias a aprovação de uma grande novidade nos EUA, o ETF, primeiro fundo de índice aprovado para o universo dos criptoativos, novidade que já emplacou altos índices nas cotações do bitcoin.
Apesar do caráter inovador, eles não estrearam com exclusividade.
Isso porque a bolsa de valores brasileira, por exemplo, já possui ETFs robustosatuando desde abril de 2021, quando os investidores começaram a ter fundos de criptomoedas à disposição.
Mas o que são ETFs de criptomoedas?
Exchange Traded Funds, ou ETFs, são fundos de investimento constituídos com o objetivo de investir em uma carteira de ações que busca replicar a carteira e a rentabilidade de um determinado índice de referência.
Dessa forma, os ETFs surgem como uma alternativa de baixo custo, tanto para quem começa a dar os primeiros passos na renda variável, como para quem procura estratégias para variar a carteira.
Quais são os ETFs de criptomoedas listados na B3?
A bolsa de valores brasileira tem, hoje, cinco ETFs de criptomoedas cuja diferença básica se dá com relação aos índices. São eles:
- Hashdex Nasdaq Crypto Index Fundo de Indice (HASH11);
- QR CME CF Bitcoin Reference Rate (QBTC11);
- CME CF Ether Reference Rate (QETH11);
- Hashdex Nasdaq Bitcoin Reference Rate (BITH11); e
- Hashdex Nasdaq Ethereum Reference Price Fundo de Índice (ETHE11).
Como investir em ETF de criptomoedas?
Para investir em um ETF não é muito diferente de comprar uma ação na bolsa. Como eles são negociados em bolsa, é preciso abrir uma conta em alguma corretora existente no Brasil.
Assim, o cadastro é feito online, e as empresas solicitam alguns documentos, como CPF, RG ou CNH.
Depois que ocorre a aprovação do cadastro, geralmente confirmado por e-mail, basta transferir dinheiro para a plataforma encontrar o ETF na plataforma de negociações e realizar a compra.
Antes procure uma carteira equilibrada, porque é essencial antes de investir em criptomoedas. Apesar de os resultados saltarem aos olhos, os riscos também são bem elevados.
Quais as vantagens e riscos de investir em ETF de criptomoeda?
Dentre as vantagens dos ETFs estão:
- a) Facilidade, uma vez que é mais simples investir em criptomoedas por meio de ETFs, onde se faz o cadastro em uma corretora e negocia-se como ação.
- b) Baixo investimento, pois não é preciso ser um investidor qualificado ou profissional para comprar um produto financeiro com 100% de exposição a criptomoedas.
- c) Segurança, porque as criptomoedas ainda não são regulamentadas no Brasil, no entanto, os ETFs contam com o aval da CVM para operar.
Agora falando de riscos, nós temos:
- a) Volatilidade, posto que os ETFs também estão sujeitos às oscilações de preço do bitcoin e das altcoins.
- b) Deslocamento, uma vez que existe o risco de um ETF não conseguir replicar exatamente o índice de referência.
- c) Limitação, dado que os ETFs de Bitcoin e altcoins têm gestão passiva e buscam apenas copiar um determinado indicador.
Com o site Folhago.com