Pandemia obriga nove mil bares e restaurantes a fecharem suas portas em Mato Grosso
Em Mato Grosso, 9 mil estabelecimentos no setor de bares e restaurantes foram fechados no último ano, durante a pandemia da Covid-19, o que corresponde a 24% de perda no setor. Os dados são da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) do estado.
De acordo com os dados, em 2019, eram 37 mil estabelecimentos em funcionamento e em 2021, 28 mil continuam abertos, o que representa uma redução de 24%. A associação estima pelo menos 20 mil pessoas desempregadas com o fechamento destes estabelecimentos.
A presidente da Abrasel, Lorena Bezerra, explica que o fechamento começou com o início da pandemia da Covid-19 e que apesar de muitos terem migrado para as entregas, uma grande parte não conseguiu se manter no mercado.
“Poucos conseguiram trabalhar com o delivery. No interior do estado, por exemplo, não há essa cultura de delivery, o que já dificulta. Além disso, os aplicativos de entrega cobram uma taxa de até 27% do restaurante em cima do preço do produto”, relata.
Além disso, ela explica que os fornecedores, entregadores e outros profissionais que faziam parte desse mercado e vendiam para esses bares e restaurantes também saíram prejudicados com a redução drástica nas vendas.
Por causa disso, Lorena afirma que o setor foi muito prejudicado.
“Os pequenos estabelecimentos são os que mais sofreram e acabaram fechando as portas, principalmente aqueles que funcionavam no período noturno”, afirma.
A presidente da Abrasel estima que o setor precisará de, pelo menos, dois anos para se reerguer.
“A retomada é lenta, há muitas dívidas acumuladas. Estimamos dois anos para recuperação caso a pandemia não piore e os estabelecimentos não tenham que suspender o funcionamento novamente”, diz.
Com G1 de Mato Grosso