Parabéns padre Lothar? Ele merece muito mais

Aos 82 anos e com 53 de sacerdócio, o padre alemão Lothar Bauchrowitz, da paróquia São José Operário, em Rondonópolis, com muitos trabalhos prestados na comunidade o padre já recebeu diversas homenagens ao longo de sua vida sacerdotal as homenagens vão dede Moção de Aplauso da Assembleia Legislativa até um livro que foi dedicado a contar a história de sua vida. Ele merece uma homenagem muito mais representativa pelos serviços prestados à comunidade carente.

Foi de Lothar, ainda em 1964, quando chegou a Rondonópolis, a ideia se promover mutirões comunitários para construção de casas populares. Com ou sem participação do poder público, conseguiu habitar milhares de famílias nestes 50 anos. A Grande Vila Operária Se desenvolveu a partir de suas ações sociais e humanitárias.

Não é à toa que a comunidade o reverencia e muitos políticos oportunistas aproveitam o prestígio do sacerdote para tirar proveito eleitoral de seus serviços voluntários.

História de luta de Padre Lothar é contada em livro

Dentre as muitas homenagens que o Padre vem recebendo ao longo dos anos, esta se destacou pois sua história foi contado em um livro e o lançamento aconteceu no dia 1º de julho de 2019, o lançamento do livro que trouxe por título: Cáritas Diocesana de Rondonópolis na Paróquia São José Operário, o livro tem o objetivo de apresentar ao mundo um sonho que se tornou realidade, quando se propôs formar cidadãos, num advento de um visionário e Santo Padre. 

O livro é da autoria do escritor Hermélio Silva e contará a história da diocese e Rondonópolis conduzido pelo Padre Lothar Bauchrowitz

Imagem: Lançamento do livro Cáritas Diocesana de Rondonópolis

“É uma alegria muito grande e agradeço muito a Deus ter chegado aos 82 anos”, afirmou o padre Lothar, que está há mais de 53 anos frente a paróquia São José Operário 

Vejam uma pequena biografia do padre publicado no Jornal A Tribuna

O padre católico Lothar Bauchrowitz, uma das mais importantes e carismáticas lideranças religiosas da cidade, completa 82 anos de vida nesta quarta-feira(01/07), data que sempre foi comemorada com uma celebração religiosa na Igreja São José Operário, mas que não será possível realizar esta ano em virtude da pandemia. Nascido em 1938 na cidade alemã de Konigsberg, ele chegou em Rondonópolis no ano de 1964, para construir aqui uma história de vida ligada à Igreja Católica e ao povo da Vila Operária, que adotou como seu.

Para ele, celebrar a data junto com a comunidade que adotou é motivo de muita alegria. “É uma alegria muito grande e agradeço muito a Deus ter chegado aos 82 anos. Para mim, esse é um fardo para eu levar para frente, com muita alegria e muita satisfação. Ainda mais com as pessoas se esforçando tanto para celebrar essa data comigo”, infelizmente, não podemos por causa da pandemia, afirmou.

Homem de fé, ele agradece ao reconhecimento das pessoas pelo seu trabalho prestado em prol da Igreja e da sua comunidade. “Eu sou muito grato por esse reconhecimento das pessoas por todos os serviços prestados nesses 82 anos”, externou.

Para comemorar essa data tão importante para a comunidade, a Paróquia São José Operário teria uma programação especial, com a celebração de uma Missa em homenagem ao padre de origem alemã que adotou a região da Vila Operária como seu lar e missão de vida. Sempre uma Missa em Ação de Graças era celebrada, às 19h, pelo bispo Dom Juventino Kestering e concelebrada pelos demais padres da paróquia, o Padre Mauro avisa que em virtude da pandemia a missa este ano será virtual, transmitida pela página da paróquia no FaceBook e pelo instagran.

A importância do padre Lothar para a comunidade é exaltada pelo padre Thiago Silveira Barros, que o auxilia nos trabalhos paroquiais e religiosos. “Eu sempre faço às comunidades a seguinte pergunta: o que seria dessa região sem o padre Lothar? Como seríamos sem essa figura importante e generosa? Então, a vida do padre Lothar nos mostra muito e nos leva a fazer como ele faz: amar, amar e amar. Ele é um exemplo, tanto como um pai espiritual, tanto como um pai que acolhe a todos, independente de raça, cor ou religião. Ele acolhe a todos”, testemunhou.

A festividade pelo aniversário do do líder religioso transcendia ao dia e sempre durava mais de uma semana continuando até no domingo da semana seguinte, com um grandioso show de prêmios, almoço e até um baile no salão paroquial com entrada gratuita.

Em virtude do atual quadro de saúde do Padre, os demais integrantes da paróquia pede que seja evitado as visitas ao padre, até para preserva-lo também da pandemia.